Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Governo e Google assinam acordo que ofertará ensino de Inteligência Artificial para mais de 100 mil alunos
23/02/2024 19:00 em Tecnologia

A partir de março, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio da rede estadual terão acesso à disciplina de Inteligência Artificial.

 

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta sexta-feira (23), no Palácio de Karnak, acordo de colaboração com o Google Cloud, que vai garantir o ensino de Inteligência Artificial para todos os alunos da rede pública estadual já a partir do mês de março.

Com esse acordo, segundo Rafael, o Piauí passa a ser o único estado brasileiro que inseriu a IA na educação da rede estadual para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Desta forma, segundo o secretário de Educação, Washington Bandeira, o Piauí coloca o Brasil no mapa dos países que ofertam IA na educação regular básica, pois atualmente, somente 11 países ofertam a disciplina e o Brasil será o 12º a fazer a inclusão. 

Parceria Governo-Google.jpg

Para o governador, trata-se de um acordo histórico que permitirá o acesso às plataformas do Google para mais de 100 mil alunos. "São plataformas voltadas para prática e aprendizagem para o bom uso da Inteligência Artificial que está transformando o mundo, as profissões e a vida das pessoas", explica Rafael, enfatizando que é extremamente importante que os estudantes piauienses tenham acesso a essa disciplina que passa a ser obrigatória.

"Não tenho dúvidas de que com essa parceria, o Piauí estará na vanguarda no que diz respeito ao ensino, aprendizagem e ao bom uso da Inteligência Artificial", diz.

Parceria Governo-Google3.jpg

A coordenadora do setor de Inovação do Google Cloud, Roberta Jezler, afirma que com esse acordo de colaboração, a empresa está apoiando o estado com todas as ferramentas  e ajudando o Piauí nessa transformação digital.

Segundo o secretário de Educação, Washington Bandeira, a disciplina de IA será ofertada a partir de março deste ano para todos os estudantes do 9º ano do Fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

"Nossos estudantes vão utilizar as plataformas do Google e aprenderão as  noções introdutórias de IA, aprendizado de máquina, programação em IA, ética e IA, uso da IA para estudos e preparação para vestibulares e ENEM", explica, destacando que será ofertado um curso completo com a finalidade de preparar esta geração para o mercado da tecnologia e da informação.

O secretário informa ainda, que o curso será ministrado pelos professores da rede estadual que vêm recebendo formação especial por meio de parcerias realizadas com uma equipe de estudiosos e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Unipampa, que há muito tempo estudam a aplicação da IA na educação e ensino regular e agora terão a oportunidade de validar a pesquisa no Piauí, formando professores para ministrar a disciplina de IA na rede estadual.

COMENTÁRIOS