A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa está com prazo prorrogado. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), o criador de rebanhos pode adquirir e aplicar as vacinas até o dia 15 de julho. Até o dia 31 do corrente mês, o criador tem o prazo para certificação.
Nesta etapa, a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e pela ADAPI é vacinar pelo menos 90% de todo o rebanho bovino e bubalino, independente de faixa etária do animal, com a dose de 2ml.
De acordo com a médica veterinária, Estêfane Borges, que é coordenadora da (USAV) Unidade de Saúde Animal e Vegetal de Bocaina, o produtor/criador deve comprar a vacina, vacinar o animal e procurar o escritório da Adapi, situado na Secretaria Municipal de Agricultura de Bocaina, portando documentos como a nota fiscal de compra da vacina, CPF, e caso tenha, apresentar o Cadastro Ambiental Rural para regularização da propriedade.
“A gente atualiza o cadastro com o que ele tem, seja caprino, ovino, suíno e, faz a certificação do gado – rebanho”, explica. “Temos o prazo até dia 15 para que o produtor procure os revendedores de vacina e até o final do mês para fazermos a certificação”, acrescenta a veterinária.
A USAV de Bocaina abrange, além da sede, os municípios de São José do Piauí, São João da Canabrava, São Luís do Piauí e Santo Antônio de Lisboa.
Em relação aos municípios de São João da Canabrava e São Luís do Piauí, a veterinária explica que são realizados atendimentos para recebimento das certificações e atualização de cadastros dos produtores. Nas quartas-feiras, o atendimento acontece em São João da Canabrava e, na quinta-feira na cidade de São Luís do Piauí.
“Dia 07 e 14 estarei em São João da Canabrava e nos dias 08 e 15, o atendimento é em São Luís do Piauí”, informa coordenadora da Usav de Bocaina.
Em São José do Piauí, os atendimentos acontecem na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, com o técnico da Adapi do município.