Um levantamento da Universidade Federal de Alagoas descobriu indícios de fraude na vacinação contra a Covid-19, inclusive no Piauí, onde cerca de 300 pessoas podem ter tomado três doses, ou mais, dos imunizantes.
Segundo informações da TV Clube, estas pessoas burlaram o sistema para tomarem doses a mais.
Krerlei Oliveira, coordenador do laboratório de estatística e ciência de dados da UFAL explicou que dados foram cruzados e foi identificada a múltipla aplicação de doses da vacina.
Algumas dessas pessoas foram vacinadas enquanto estava na faixa de grupos prioritários e depois por idade, vindo a se imunizar mais uma vez nestas com a terceira dose.
Especialistas não recomendas aplicação de vacinas com marcas diferentes de forma aleatória. Em todo Brasil, quase 30 mil pessoas se vacinaram com imunizantes diferentes.
Em resposta à TV Clube, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou que as doses recebidas e aplicadas são registradas com os órgãos de controle. A Secretaria de Saúde do Piauí disse que vai avaliar a informação e que pode ter havido duplicidade nos registros e que apura o caso.