O Piauí recebeu na tarde desta quinta-feira (8), mais 19.890 doses da vacina da Pfizer. Elas serão destinadas para a aplicação da primeira dose.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que nesta sexta-feira (9) devem chegar mais 11 mil doses da Coronavac. As vacinas do Instituto Butantan serão direcionadas para a aplicação da primeira e segunda dose.
Os dois imunizantes serão distribuídos aos municípios da seguinte maneira:
- 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos;
- 30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização;
- 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.
O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que mais de 11% da população piauiense já recebeu a primeira e a segunda dose. Além disso, 34% da população já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Segundo o secretário, a Sesapi tem trabalhado para acelerar a vacinação. “Pedimos aos municípios que tão logo recebam as vacinas que iniciem a imunização e à população, que vá se vacinar no dia estabelecido para o seu grupo ou idade”, disse.
Nesta quinta-feira (8), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática Estratégia para a vacina contra a Covid-19 do Fórum de Governadores do Brasil, assinou o Termo de Compromisso com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de importação excepcional da vacina Sputnik V.
A previsão para que o primeiro lote chegue ao Brasil até a próxima semana, segundo Wellington Dias. O contrato fechado com o Consórcio Nordeste prevê 37 milhões de doses da vacina Sputnik V.
G1 PI