Riacho Jacaré. Foto: Antonio Rocha.
O município de São João da Canabrava é um das 78 cidades piauienses que conquistaram a certificação do Selo Ambiental 2021. A gestão municipal atingiu 133 pontos, recebendo o Selo A (maior avaliação).
Ao todo, 164 municípios piauienses se inscreveram e apenas 20 obtiveram o Selo A, que é a categoria máxima. Na microrregião de Picos, apenas São João da Canabrava conquistou o Selo A.
O resultado dos municípios habilitados foi divulgado na última segunda-feira (12) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) no Diário Oficial dos Municípios.
O Selo Ambiental é um documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de Meio Ambiente. A conquista do mesmo é ainda uma condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico, desde que cumpram os critérios exigidos.
|
Prefeito Elson Silva. Foto Reprodução |
O prefeito de São João da Canabrava, Elson Silva, falou da conquista.
"A conquista da certificação do Selo Ambiental 2021 representa um marco na nossa gestão. Só tenho a agradecer aos nossos colaboradores que se empenharam e conquistaram tão honrosa certificação. Agora é continuar o trabalho em prol da preservação do meio ambiente e da melhora na qualidade de vida do nosso povo", pontuou o prefeito.
Elson Silva, prefeito de São João da Canabrava
Na avaliação, os critérios de pontuação para que os municípios consigam o Selo Ambiental, são: Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Redução de Desmatamento; Redução de Queimadas e Conservação dos Recursos Ambientais; Proteção de Mananciais e Abastecimento Público; Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição; Edificações Irregulares; Unidades de Conservação e Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.
Fonte: Folha Atual