As provas do Encceja – o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - já estão acontecendo, neste domingo (29), em todo Brasil. Cerca de 1,6 milhão de candidatos estão inscritos, sendo que 300 mil buscam a certificação para o ensino fundamental e os outros, 1,3 milhão, para o ensino médio.
Os candidatos farão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para cada modalidade, ensino fundamental e médio, os conteúdos avaliativos e as disciplinas são diferentes.
Neste ano, também será realizado pelo Inep, o Encceja PPL, destinado às pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa.
Para esse público, as provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro, para o ensino fundamental e médio, respectivamente, nas unidades indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa.
O Encceja é realizado desde 2002, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, que fazem a emissão do certificado e da declaração de proficiência, em parceria com os institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.