A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, em parceria com o CAPS AD e CAPS II, promoveu na manhã desta quinta-feira, 09 de agosto, uma roda de conversa sobre a campanha do Setembro Amarelo. A ação foi realizada na Câmara Municipal de Picos, e foi voltada para colaboradores da casa e vereadores.
De acordo com a Coordenadora do CAPS II, Aurilândia Leal, conhecida como Maninha, o intuito dessa ação foi de proporcionar reflexão e valorização da vida. Para ela, é de extrema importância levar essa mensagem para os vereadores que são representantes legítimos do povo.
“A partir do momento que a gente vem enfatizar a valorização da vida, todos os participantes começam a ser multiplicadores de saúde para a população. Os vereadores como figuras públicas ligadas diretamente a população, serão com certeza multiplicadores de saúde”, disse a Coordenadora.
Durante a ação falas explicativas sobre o Setembro Amarelo foram propagas, assim como, discursos dos vereadores sobre a temática, dinâmicas e apresentações musicais, com os violinistas, Samuel Novaes e Samuel Gil.
Maninha destacou que amanhã, 10 de setembro, a programação da campanha do Setembro Amarelo terá continuidade, onde será realizado o dia “D” de Prevenção ao suicídio. Segundo a Coordenadora do CAPS II, para culminar essa data, será realizado uma oficina terapêutica com todos os profissionais da Saúde no CAPS II, às 09:00hs. A oficina abordará os cuidados e estratégias com as pessoas portadoras de transtornos mentais.