Eleita pela Assembleia Legislativa na semana passada, a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Flora Izabel, afirmou nesta segunda-feira (20) que a disputa, marcada por tensões, não deixou sequelas no legislativo e nem na base aliada do governador Wellington Dias (PT).
Flora disse que a situação está pacificada e ainda minimizou as insatisfações registradas, como a do segundo colocado na disputa, Wilson Brandão (Progressistas), que fez um desabafo logo após a confirmação do resultado na última quinta-feira
“Eu tenho um respeito muito grande pelo deputado Wilson Brandão. É um homem íntegro, que tem uma história de vida no Piauí, um dos deputados mais atuantes. Fiz questão do meu primeiro abraço ser pra ele. Agora é zelar pela casa que me elegeu, zelar pelo povo do Piauí. São sete conselheiros, sete pessoas que tem o papel de julgar contas e prevenir erros. Para mim, está pacificada. Agora é me preparar para poder estar assumindo e dar conta do recado”, disse a conselheira.
Flora Izabel ainda destacou que pretende atuar em ações educativas e preventivas durante seu mandato no Tribunal de Contas do Estado.
“Um dos papéis primordiais dos tribunais de contas é também de prevenir e educar. Esse papel é muito importante. Quando você previne e educa, você pode ter gestores mais competentes e comprometidos com o poder público”, destacou.
A nova conselheira também rebateu questionamentos a respeito do seu preparo para exercer a função e destacou a sua trajetória política e administrativa na Assembleia Legislativa. “Eu era vice presidente da Casa. Ao longo desse processo todo, estive administrando juntamente com a mesa diretora. Eu participei de todas as comissões, principalmente a comissão de Fiscalização e Controle, que fui presidente e atuei nas análises contábeis”, disse.
Nesta segunda-feira (20), a nova conselheira será empossada administrativamente, em solenidade rápida no gabinete da presidência do TCE. A posse solene, em plenário, deve ser marcada para os próximos dias. O evento deve acontecer obedecendo as restrições impostas pela pandemia da covid-19.
Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com