Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Volume de água das barragens de Bocaina e Piaus está dentro do limite
21/09/2021 20:03 em Municipios

O volume de água das barragens de Bocaina (barragem do Guaribas) e Piaus (São Julião) chega a 59% e 45% respectivamente, devido ao acúmulo de água no ano de 2020, considerado como um dos melhores dos últimos anos, ao contrário de 2021 marcado por poucas chuvas e estiagem prolongada.

Os números são “confortáveis” de acordo com o técnico do DNOCS responsável pelos dois reservatórios, Francisco Alves Teixeira, o Nena.

Segundo anunciou o técnico, a vazão de água pela válvula dispersora será diminuída na barragem de Bocaina. Dessa forma a estimativa é que nos últimos três meses do ano – outubro, novembro, dezembro – o volume tenha redução de cerca de 9%.

A barragem de Bocaina (barragem do Guaribas) tem capacidade máxima para 106 milhões de metros cúbicos de água. 

Volume da barragem de Bocaina chega a 88% da capacidade em abril de 2020 / Imagens aéreas por Cidades na Net

Recentemente, a deputada federal Iracema Portella, juntamente com o coordenador do DNOC´S Piauí, Arão Lobão e o prefeito Erivelto estiveram em Bocaina e visitaram a barragem do Guaribas onde anunciaram a entrega da obra de recuperação do sistema hidráulico – válvulas – do escoamento de água avaliada em R$ 1 milhão.

Em relação a barragem de Piaus, no município de São Julião, tem capacidade para armazenar 104,5 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, o volume de água é considerado dentro dos limites – 45% – . A preocupação maior é que dela são abastecidas cinco cidades: São Julião, Fronteiras, Pio IX, Campo Grande do Piauí e Vila Nova do Piauí.

“Nela temos água garantida para três anos. Nas duas barragens temos garantia de água bem razoável, tanto a de Bocaina como Piaus”, disse.

Imagem aérea da barragem de Piaus em abril de 2020

 

COMENTÁRIOS