O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei de nº 7.607, de 20 de outubro, que garante o atendimento especializado para as pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia nos concursos públicos e vestibulares realizados no Piauí.
A proposta é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT). Para ter acesso a esse atendimento especializado, os candidatos que possuem TDHA e/ou Dislexia devem apresentar um laudo médico de profissional comprovando que precisam desse atendimento durante as provas de concursos e vestibulares.
Os editais de concursos públicos e de vestibulares no âmbito do estado do Piauí deverão informar, de maneira clara e objetiva, as normas que regem a necessidade de atendimento especializado às pessoas com TDAH e/ou Dislexia, com a finalidade de garantir o direito de concorrer em igualdade de condições com os demais inscritos.
Os candidatos vão poder ter:
- tempo adicional de uma hora e meia para os candidatos inscritos com TDAH e Dislexia realizarem suas provas;
- profissional ledor para auxiliar na leitura das provas, se solicitado pelo candidato;
- profissional transcritor para auxiliar na escrita e preenchimento do cartão-resposta, se solicitado pelo candidato;
- sala diferenciada para os candidatos com TDAH ou Dislexia que solicitarem profissionais ledor ou transcritor;
- correção da prova escrita e redação avaliada a partir de uma matriz de correção específica para participantes disléxicos e por uma banca especializada no assunto.
Fonte: G1 PI