O secretário Estadual de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), informou que será enviado, ainda hoje (7), para a Assembleia Legislativa do Piauí o projeto de lei de reajuste linear de 8,82% para os servidores estaduais. Osmar Júnior garantiu que o projeto foi assinado pelo governador Wellington Dias (PT) na manhã desta terça-feira e será encaminhado para votação dos deputados.
"O governador acaba de assinar uma mensagem dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa onde pede autorização para proceder reajuste dos servidores da administração pública direta e indireta do executivo no percentual de 8,82%. Todos os servidores da administração pública estadual, ativos e inativos, terão seus salários reajustados", disse o secretário de governador.
Osmar Júnior diz que o índice corresponde à inflação ocorrida nos anos de 2019 e 2020.
"Foram dois anos em que não houve correção salarial dos servidores. Primeiro porque estávamos limitados pela lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e depois pelas leis que regulam a pandemia. Com esse gesto, o governador faz uma demonstração de que está aberto à melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos do estado do Piauí", acrescenta Júnior.
O projeto que será encaminhado à Assembleia prevê a implementação a partir de maio de 2022.
"A tramitação deve ser rápida. O rito, o tempo, quem determina é a Assembleia Legislativa", conclui o secretário de Governo.
Expoapi
Em entrevista ao Jornal do Piauí, o secretário Osmar Júnior também comentou sobre a Expoapi, o maior evento agropecuário do estado, que tem recebido críticas devido à pandemia.
"O governador reuniu-se com a equipe e determinou uma fiscalização rígida quanto ao cumprimento dos protocolos, das regras, em relação a eventos. A Expoapi é um evento muito importante dentro do calendário piauiense, que tem o seu matiz econômico, mas também cultural. Há regulamentos que precisam ser seguidos e o governador pediu uma atenção especial", destacou o secretário.
Ele antecipa que se reunirá com demais gestores envolvidos no evento para sanar eventuais problemas.
"Fazer um balanço, identificar eventuais problemas e tomar medidas para que as regras sejam cumpridas. Já há fiscalização, mas tivemos notícias de que algumas normas, sobretudo o não uso de máscara dentro do recinto, estão sendo descumpridas. Vamos verificar e tomar as medidas necessárias para que as normas que regulam o evento sejam cumpridas", reforça o secretário.
A Expoapi já teve início e segue até o próximo fim de semana.