PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Morre aos 100 anos religioso que combateu a hanseníase em Picos
Geral
Publicado em 13/12/2021

O italiano Frei Rogério residiu em Picos e patrocinou através de amigos da Itália os serviços de diagnóstico, tratamento e controle a hanseníase no Estado do Piauí

 

Faleceu aos 100 anos nesta segunda-feira (13/12), em Veneza na Itália, o religioso Roggero Caccia Dominioni, conhecido pela comunidade picoense como “Frei Rogério”. O anúncio da morte foi feito pelo procurador do Grão Priorado da Lombardia e Veneza.

Frei Rogério nasceu em Milão em 17 de março de 1921, filho do Conde Don Federico Caccia Dominioni dos Senhores de Sillavengo, um patrício milanês, e da Condessa Antonia, nascido nobre Greppi. Entre os primeiros cavaleiros a pronunciar a promessa de obediência, O religioso foi Delegado da Lombardia de 1990 a 1999 e depois, de 1999 a 2013, Grão-Prior da Lombardia e Veneza.

Em 17 de março, ele havia comemorado seu 100º aniversário, mencionado na edição de março de L’Orma, à qual ele queria responder com uma “carta aberta” na qual resumia brevemente sua militância na Ordem de Malta: “em 17 de março de 100 anos, dos quais parte passou entre os pobres e leprosos do Brasil, para a maior Glória de Deus e sob as cores da Ordem de Malta. foi Cavaleiro da Justiça há mais de 30 anos e há mais de 50 anos membro da Ordem de Malta. (Comunicado no Site da Ordem de Malta de Veneza- Itália).

Frá Roggero, ou Frei Rogério, como era mais conhecido no nosso meio conviveu e colaborou com a sociedade picoense por mais de 30 anos, chegou a Picos ainda na década de 80, em visita ao Pe. Hermínio Pegorari seu conterrâneo que estava em missão na Diocese de Picos, em visita as comunidades acompanhando o Pe. Hermínio, percebeu muitas pessoas com sinais e sintomas da hanseníase, como ele havia trabalhado com a doença em Macapá, na Região Norte, e não existia na cidade assistência para diagnóstico a tratamento para a hanseníase, iniciou juntamente com Dom Augusto, bispo à época da Diocese de Picos, e as autoridades de saúde, tendo como médico voluntário, Dr. Joaquim Areolino.

A partir de então, Frei Rogério passou a buscar recursos junto a seus amigos italianos para a manutenção do serviço de diagnóstico, tratamento e controle a hanseníase em Picos e região, e posteriormente como Cavaleiro da Ordem Soberana Militar e Hospitalar de Malta, colaborando como serviço do ano de 1982 a 2011, promovendo campanhas para diagnóstico e palestras educativas em Picos e diversas cidades da região.

Frei Rogério fundou também o Projeto São João Batista, em parceria com a Sociedade São Vicente de Paulo na Rua São Vicente, onde chegou a receber 200 alunos na idade de 07 a 14 anos 100 no período da manhã e 100 no período da tarde, oferecendo reforço escolar, orientação religiosa, práticas esportivas, trabalhos manuais, lanche e almoço no período da manhã, e lanche e jantar no período da tarde.

Comentários