Devido ao número crescente de casos de Covid-19 provocados pela variante omicron, a Federação de Futebol do Piauí voltará a exigir dos clubes participantes da Série A do Piauiense a apresentação de testes de COVID-19 para atletas, membros de comissões técnicas e equipes de apoio. A decisão foi informada para os clubes nesta segunda-feira (31) e já é válida para os jogos desta semana.
O teste exigido pela entidade para o diagnóstico será, preferencialmente, a “Pesquisa de Antígenos”, realizado pela coleta de material da nasofaringe e orofaringe por swab para a detecção da proteína viral.
A exigência é de que os testes sejam realizados a cada rodada, com dois dias de antecedência de cada partida, independentemente de os atletas estarem ou não relacionados para o jogo. Já os resultados deverão ser enviados à FFP pelo médico responsável do clube, até 24 horas antes da partida, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores e integrantes da comissão técnica com resultado do teste diagnóstico positivo.
Segundo o comunicado enviado aos clubes, a não entrega das testagens ocasionará na não realização da partida, bem como punição ao clube infrator.
A exigência dos testes já foi realizada nas competições promovidas pela FFP ao longo do ano passado. Para a Série A de 2022, os testes foram realizados antes do início da competição, sendo exigido ainda o comprovante de vacinação plena contra a Covid-19.
Fonte: Cidade Verde | Foto: Divulgação Arthur Ribeiro