Durante o evento na ZPE, o chefe do Executivo estadual realizará a assinatura do termo do Projeto de Concessão do Aeroporto Internacional de Parnaíba na modalidade Público Privada (PPP)
Nesta segunda-feira (14), o governador Wellington Dias visita a cidade de Parnaíba, onde entregará a obra da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, além de visitar obras importantes em andamento na cidade e em Luís Correia.
Juntamente com a inauguração, a ZPE de Parnaíba receberá a Rodada de Negócios da ZPE. O evento, que acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro trará o tema “O novo Marco Legal e a Efetiva Implantação das ZPEs no Brasil”. A programação terá início às 10h do dia 14 e inclui palestras, que serão realizadas no Centro de Convenções do Sesc Praia, em Luís Correia. Já os painéis com empresários, investidores e autoridades serão em Parnaíba, no auditório da sede administrativa da ZPE Parnaíba. A programação está disponível no site do IV Fórum de ZPEs (www.4forumbrasileirodezpes.com).
Durante o evento na ZPE, o chefe do Executivo estadual realizará a assinatura do termo do Projeto de Concessão do Aeroporto Internacional de Parnaíba na modalidade Público Privada (PPP) para reforma, adequação, Modernização, manutenção, operação, exploração da infraestrutura e prestação do serviço público.
Ainda durante agenda de segunda-feira na cidade, Dias visitará as instalações do Centro Especializado de Reabilitação de Parnaíba (CER IV), onde irá autorizar a implantação da Oficina Ortopédica Órteses e Próteses, que será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
Na terça-feira (15), Dias visitará as obras da adutora do litoral, que seguem em estado avançado e até o mês de março os povoados Barramares, Arrombado, Sobradinho, Carnaubal, Macapá e Maramar poderão contar com uma rede de distribuição para receberem água nas torneiras de casa.
Até o primeiro trimestre deste ano, deve ser concluída a implantação dos tubos para a rede de distribuição de água, só esta etapa vai possibilitar que cerca de 700 novas ligações sejam feitas, das quase quatro mil previstas no projeto. Seguindo o cronograma de novas ligações, os próximos povoados contemplados devem ser Carapebas, Camurupim e Mexeriqueira, até chegar ao povoado de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, até junho deste ano.
Dos reservatórios previstos no projeto, nove já estão prontos. Quando estiver concluído, o sistema da Adutora do Litoral vai garantir o abastecimento de água nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, permitindo um incremento de mais seis milhões de metros cúbicos de água na capacidade de reserva do sistema.
A obra deve receber um total de R$ 53 milhões em investimentos provenientes do PRO Piauí. Ao todo, serão implantados cerca de 82,44 km de extensão da tubulação principal, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³ de água tratada, pronta para consumo da população.