Se a eleição fosse hoje, Rafael (PT), com apoio de Lula e Wellington Dias alcançaria 61% da preferência e, Sílvio Mendes, com apoio de Bolsonaro e Ciro ficaria em 26%
O pré-candidato a governador pela oposição Sílvio Mendes com apoio de Bolsonaro e Ciro seria derrotado pelo governista Rafael Fonteles, Lula e Wellington Dias. É o que mostra a pesquisa Vox Populi realizada com 800 eleitores em 44 municípios entre os dias 19 e 25 de fevereiro. De acordo com o levantamento repercute fortemente no Piauí os palanques nacionais com a disputa entre o Presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
Se a eleição fosse hoje, Rafael Fonteles (PT), com apoio de Lula e Wellington Dias alcançaria 61% da preferência e, Sílvio Mendes (ainda PSDB), com apoio de Bolsonaro e Ciro Nogueira ficaria em 26%. Não sabe ou preferiu não responder somam 14%.
Estes números refletem a rejeição a Jair Bolsonaro no Piauí, que chega a 55% entre os pesquisados, enquanto os que não querem Lula é de apenas 12%. A situação se complica ainda mais quando o questionamento leva em conta o desempenho do Governo Federal. 59% consideram a atuação do Presidente da República negativa, 22%, regular e somente 16% afirmaram ser positiva. Não sabe ou preferiu não responder ficou em 2%.
GOVERNO BOLSONARO
A gestão do Presidente da República amarga desaprovação de 73% dos pesquisados, enquanto 23% aprova e Não sabe ou preferiu não responder 5%.
SENADO
O Vox Populi também avaliou o cenário para o Senado entre os principais concorrentes. Wellington Dias (PT) venceria com folga, ao registrar 51% da preferência. Kléber Montezuma (ainda PSDB) fica com 15%, Joel Rodrigues (PP) 10%, Ninguém, branco ou nulo atinge 17% e Não sabe ou preferiu não responder 8%.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Este cenário se mostra desfavorável à reeleição do Presidente da República, uma vez que Lula chega a 68% da preferência dos piauienses, Jair Bolsonaro (PL) 13%, Ciro Gomes (PDT) 5%, Sérgio Moro (PODE) 3%, André Janones (Avante) e João Dória (PSDB) somam 2%, Simonte Tebet (MDB) 1%, Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe D’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) não pontuaram. Ninguém, branco ou nulo atinge 4% e Não sabe ou preferiu não responder 2%.
GOVERNO WELLINGTON DIAS
Neste cenário 51% dos pesquisados aprovaram o Governo Wellington Dias, enquanto 42% desaprovam. Não sabe ou preferiu não responder 7%.O desempenho do Governador foi avaliado como positivo por 34% dos piauienses, 35% disseram ser regular e 29% responderam ser negativo. Não sabe ou preferiu não responder 2%.
FICHA TÉCNICA
A pesquisa Vox Populi tem margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. E grau de confiança de 95%. O levantamento estadual foi registrado na Justiça Eleitoral com o número PI -08000/2022 e para Presidente da República com o número BR-07659/2022.
Fonte: Wesslley Sales/Opinião e Noticias