Desde o final de dezembro de 2021, a equipe RP50 de Jornalismo tem recebido diversas relatos, prints, vídeos, mensagens de leitores sendo ameaçados através do WhatsApp com mensagens iguais de ameaças de morte em Teresina e região.
O ‘Golpe da Facção’ acontece da seguinte forma. Um belo dia, que logo se torna um péssimo dia, você recebe uma notificação em seu aparelho celular, abre o aplicativo WhatsApp e vê a sua foto com um X vermelho, enorme, cobrindo o seu rosto. Em seguida, faz o download de um vídeo que lhe enviaram e aparecem vários homens armados dizendo que estão indo lhe buscar. Você lê a sequência de mensagens deixada pelo criminoso. Ele se apresenta como um faccionado, diz que uma pessoa esteve na boca de fumo dele e pagou R$ 5 mil para que ele e seu bando lhe matasse, ou tocasse fogo no seu empreendimento ou, caso não lhe encontrasse, executasse qualquer um de seus parentes.
Não há palavras para definir o terror e o medo que tomam conta de você após esse combo de ameaças bem planejadas.
Uma outra variação do mesmo golpe é que os bandidos acusam as vítimas de terem denunciado a boca de fumo dos criminosos e por isso, supostamente, eles estariam atrás de você para lhe matar e a única maneira de evitar isso acontecer seria o acordo forçado no qual você é obrigado a pagá-los. Os valores geralmente pedidos são de R$ 5 mil.
Você mal tem tempo para racionalizar, pensar e tentar imaginar onde os criminosos conseguiram suas informações, fotos e nome.
Veja exemplo de uma das mensagens:
“Sabrina. Que é isso dona, trazendo problema pra mim? Tás querendo morrer é porra? ??????????? Dona, aqui quem fala é Léo godim, sou líder do bonde dos 40, eu acredito que você já ouviu falar em nós ai. ????