O número de ocorrências relacionadas a agressões a mulheres no Piauí nos três primeiros meses de 2022 já representa cerca de 46% do total contabilizado em todo o ano passado, é o que revela dados do aplicativo Salve Maria.
A plataforma mostra que em quatro anos, de janeiro de 2018 a abril de 2022, ao menos 2.353 mulheres foram agredidas em todo o estado. Para a Polícia Civil do Piauí, os números são preocupantes mas também apontam o encorajamento para as denúncias.
"O aplicativo é um instrumento que pode ser feito uma denuncia de onde a mulher estiver. Ela baixa o aplicativo no seu celular e a partir daí ou clicar no botão do pânico, que gera uma ocorrência para a Polícia Militar como se fosse o 190, ou um denúncia, que vai cair para as delegacias da mulher", explica a delegada Bruna Verena, coordenadora o Departamento de Proteção à Mulher (DEPM).
O Salve Maria, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), já foi baixado por um total de 25 mil usuários em todo o Piauí e foi usado de modelo em iniciativas semelhantes nos estados do Maranhão e Alagoas.