Fonte: Vacinômetro/Sesapi
O Piauí alcançou, neste sábado (30), o maior percentual de pessoas completamente imunizadas contra o coronavírus dentre todos os estados do Brasil. Ao todo, mais de 92,6% da população já foi vacinada com duas doses da vacina contra a doença, acima dos 91,4% de São Paulo, maior estado do país.
"É o fruto do trabalho de todos os municípios, das secretarias municipais de saúde e, principalmente, da população. O governo do estado do Piauí vai continuar vacinando a sua população e juntos vamos vencer a Covid-19", afirmou Neris Júnior, secretário estadual de Saúde.
Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta para a importância da população retornar aos pontos de vacinação para a aplicação da dose de reforço. Até o momento, cerca de 64,3% do público alvo, pessoas com 18 anos ou mais, já tomaram a quarta dose do imunizante.
O avanço da vacinação em todo o estado também está permitindo um maior controle da pandemia. Segundo a Sesapi, o índice de vacinação permite, dentre outras coisas, a flexibilização de algumas restrições sanitárias, como a realização de eventos com público e a não obrigatoriedade do uso de máscaras.
Fotos: Arquivo/Cidadeverde.com
No último dia 13 de abril a governadora Regina Sousa (PT) publicou um decreto liberando o uso de máscara em locais fechados, desde que os municípios tenham um percentual mínimo de 60% da população vacinada com a dose de reforço. Pela regra, 172 cidades do Piauí já estão aptas a desobrigar o uso do item de proteção
Confira aqui a vacinação nos municípios
Quando o decreto foi publicado, 52 municípios já estavam aptos a liberarem, agora esse número aumentou para 172. O secretário de Saúde, já afirmou que não deve ocorrer uma flexibilização e esse percentual de 60% deve continuar sendo exigido para a liberação do uso de máscara.
No Piauí, o uso de máscara permanece obrigatório para
- idosos e imunossuprimidos, em qualquer ambiente;
- em unidades, consultórios, estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação;
- para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes
- uso em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.
A vacinação continua avançando em todo o estado e já tem dado resultados positivos. O Piauí chegou a ficar 15 dias seguidos sem registrar mortes por Covid-19 e ainda tem registrado uma redução de 95% nos casos da doença.
Alguns municípios já conseguiram vacinar mais de 100% da população estimada com a dose de reforço, ou seja, existia uma estimativa populacional, mas foram vacinadas mais pessoas.
As cidades com maiores índices de vacinação são:
- Colônia do Piauí – 118,71%
- Campo Grande do Piauí – 104,57%
- Lagoa do Barro do Piauí- 102,95%
- São Raimundo Nonato – 99,54%
- São Lourenço do Piauí – 99,32%
- Canavieira- 99,25%
- Várzea Grande- 96,76%
- São João da Varjota- 95,14%
- Jatobá do Piauí – 94,81%
- Buriti dos Lopes – 94,52%
Enquanto alguns avançam na vacinação, o Piauí ainda possui vários municípios que ainda estão longe de atingir o percentual mínimo de 60%.
Municípios com os menores percentuais:
- Curral Novo do Piauí -29,6%
- São Francisco do Piauí- 33,24%
- Juazeiro do Piauí- 39,79%
- Novo Oriente do Piauí- 40,28%
- Gilbués- 41,29%
- Fronteiras- 41,62%
- Santa Filomena- 41,8%
- Pau D’Arco do Piauí- 42,13%
- Bertolínia- 44,69%
- Passagem Franca do Piauí- 45,99%
Breno Moreno e Bárbara Rodrigues
redacao@cidadeverde.com