Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Dia de campo apresenta oito variedades do feijão-caupi em Ipiranga do Piauí
12/05/2022 19:13 em Municipios

Na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, a Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Embrapa Meio-Norte, realizou um dia de campo para tratar sobre o feijão-caupi. O momento aconteceu na propriedade do agricultor João da Silva e Sousa, o João 40, na localidade Malhadinha.

Presente no evento, o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, comentou sobre as atividades desenvolvidas e destacou que oito variedades do feijão-caupi foram apresentadas. Segundo ele, cada variedade apresenta um potencial de desenvolvimento, onde os agricultores poderão analisar qual se adapta melhor na região.

“Realizamos aqui hoje o que chamamos de transferência de tecnologia, que é quando se pega algo produzido nas instituições de pesquisa, no caso aqui, a Embrapa Meio-Norte, e leva essa pesquisa para o agricultor. Fizemos esse dia de campo sobre o feijão-caupi, onde oito variedades foram testadas e mostramos para o agricultor cada variedade e seu potencial para que eles possam ver qual melhor se adapta a região, e a partir daí, trabalhar com a semente melhorada”, frisou.

Segundo Elvis Ramos, o momento é muito importante, pois assegura que a pesquisa seja colocada em prática. Ele também comentou que a ideia é expandir para difundir novas tecnologias na agricultura em Ipiranga do Piauí.

“É um momento muito proveitoso onde temos a oportunidade de mostrar na prática o que se produz na pesquisa, então é uma oportunidade que o agricultor tem de ter acesso a essa pesquisa, e então, através da Secretaria de Agricultura, colocar na prática na sua propriedade, e partir de então, começamos a difundir essas novas tecnologias”, assegurou.

O secretário de Agricultura de Ipiranga do Piauí, Joane Leal, comentou sobre o momento e sobre a parceria entre município e Embrapa. Para ele, a ação fortalece a agricultura e a produção do feijão-caupi.

“Nós apresentamos oito variedades com objetivo de fortalecer a agricultora e a produção do feijão em nosso município. O momento é fruto de uma parceria entre Embrapa Meio-Norte, Prefeitura de Ipiranga e Secretaria de Agricultura, sendo que, este trabalho está sendo desenvolvido na propriedade do popular João 40, que é um grande produtor na nossa cidade”, ressaltou.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa Meio-Norte, José Câmara, a instituição trabalha com a geração de tecnologias. Ele também comentou sobre o objetivo do dia de campo e das variedades do feijão-caupi.

“Promovemos o momento com objetivo de mostrar novos materiais ou novos tipos de feijão-caupi, sendo que, o caupi é o mesmo feijão de corda, então estamos aqui com oito varidades de feijão para mostrarmos para agricultores, estudantes e autoridades. É importante mostramos para eles o nosso trabalho, pois a Embrapa trabalha na geração de tecnologia para o pessoal do agro”, afirmou.

 

O momento contou com a presença do prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos; do secretário de Agricultura, Joane Leal; do presidente da Câmara Municipal, vereador Neilon Carvalho; dos vereadores Tiago Leal; Henrique Leal; Felipe Diego e Paulo Cortez; de representantes da Embrapa; além de agricultores, estudantes e professores do IFPI de Valença, da Uespi de Picos e da Escola Dom Joaqim do Rêgo.

Veja fotos!

COMENTÁRIOS