Avião de passageiros se choca com contra prédio na Nigéria
No total, 163 pessoas morreram. A tragédia ocorreu na capital nigeriana, no dia 3 de Junho de 2012
A queda de Boeing MD-83, pertencente à companhia aérea Dana, da Nigéria, que ia da capital, Abuja, para Lagos, transportando 153 pessoas, entre passageiros e tripulantes, chocou-se com um edifício de dois andares, matando todos os seus ocupantes e mais 10 pessoas que se encontravam em terra, no prédio e na rua. No total, 163 pessoas morreram. A tragédia ocorreu na capital nigeriana, no dia 3 de Junho de 2012.
As autoridades ligadas à aviação da Nigéria não descartaram a possibilidade de que no bairro, pela extensão do acidente, pooderão ser encontradas outras pessoas mortas. Em um dos edifícios danificados foram encontrados 10 cadáveres carbonizados.
Um porta-voz da companhia aérea Dana, que operava o voo procedente da capital federal Abuja, disse que havia 147 passageiros a bordo e seis membros da tripulação.
Até o momento não são conhecidas as causas do acidente da aeronave, um Boeing MD83, mas a caixa-preta foi encontrada e entregue à polícia.
Aeronave fazia rota entre a capital Abuja e Lagos
O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, "decretou um período de luto nacional de três dias para todos aqueles que perderam a vida na queda do avião da (companhia aérea) Dana em Lagos", indica um comunicado da Presidência.
Segundo o porta-voz da polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, norte, perto do aeroporto internacional dessa cidade de quase 15 milhões de habitantes.
O avião chocou-se contra um prédio no qual, segundo vizinhos, havia uma igreja, um comércio e um edifício residencial de dois andares.
A aeronave "voou muito baixo durante cinco minutos com um barulho infernal, e se chocou em uma região residencial (...). E logo se incendiou", contou à AFP uma testemunha.
163 pessoas morreram no grave acidente
Outro morador da região, Tunji Dawodu, afirmou que "acabava de sair da igreja às 15h30 quando escutei um ruído muito forte. Pensei que era uma explosão". "Depois vi uma labareda enorme no edifício contra o qual o avião se chocou", completou.
O chefe de Estado, que "cancelou todos os seus compromissos públicos previstos" para segunda-feira, ordenou "uma investigação completa" sobre o acidente, acrescenta o texto
O presidente Jonathan "também ordenou que a bandeira nigeriana fique a meio mastro" durante o período de luto, indica o comunicado.
Lagos é a maior cidade da Nigéria e a segunda maior cidade africana depois do Cairo, capital do Egito.
Tragéfia foi em 3 de junho de 2012
Segundo os moradores da região, o avião voava em baixa altitude e emitia um som ensurdecedor vindo aparentemente da turbina, chegou a atingir um edifício de dois andares.
A companhia aérea doméstica Dana Air iniciou suas operações em novembro de 2008 e é hoje uma das principais companhias nigerianas, alinhando uma frota composta por aviões MD-83, de acordo com seu site.
Os aviões da companhia fazem diariamente a ligação entre as cidades de Abuja, Calabar, Lagos, Port Harcourt e Uyo.