Na última quinta-feira (14), a Agência Nacional de Água (ANA), autorizou a abertura da comporta da barragem de Bocaina, situada na Região Centro-Sul do Piauí, o que causou assim maior vazão de água conforme afirmação do técnico de barragens do Dnocs, Francisco Alves, o Nena.
A abertura autorizada pela ANA causou também indignação em parlamentares do município de Bocaina. Eles constataram a maior vazão e posteriormente a redução no volume de água despejado. Os vereadores se manifestaram cobrando explicações sobre o porquê da liberação, conforme publicação do portal Agora ED.
Um dos motivos destacados pelo técnico de barragens é que a vegetação, o capim que existe no leito do rio Guaribas, onde deságua a barragem, estava muito grande e com isso o capim deitaria e a água seguiria o curso normalmente. O local exato não foi divulgado.
Francisco Alves relatou que a abertura aconteceu por volta das 08h40min e a redução ocorreu ainda pela manhã por volta das 10h.
Em Sussuapara, município vizinho, o prefeito Naerton Moura comemorou em sua conta no Instagram destacando que foi uma reivindicação atendida e que a vazão aumentada atende às necessidades “dos nossos produtores rurais, que dependem diretamente da irrigação para o cultivo de suas terras”.
A barragem de Bocaina está atualmente com cerca de 65 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 55% da capacidade total que é de 106 milhões de metros cúbicos.