A ativista negra Assunção Aguiar comenta que não é a primeira vez que Silvio se pronuncia dessa forma em relação a pessoa negra
Diante da repercussão sobre a fala do candidato Silvio Mendes (União Brasil), onde diz a jornalista Katya D’ Angelles “você é quase negra na pele, mas é uma pessoa inteligente”, durante entrevista na tarde desta quinta-feira (31), a ativista Assunção Aguiar, integrante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, afirmou que repudia a fala do representante da sigla partidária.
“Ali não é nem uma polêmica, é uma revelação a toda a comunidade de quem está se preparando para tomar de conta de um dos estados mais importantes da federação, o Piauí. A gente se dá conta de ver um cara demonstrando todo o seu racismo, toda a sua misoginia. Então, vemos com indignação, além de repúdio essa fala do candidato”, afirmou.
Assunção disse que não é a primeira vez que Silvio se pronuncia dessa forma em relação a pessoa negra. Ela lamenta que a sociedade tenha alguém que deseja um espaço para governar o estado do Piauí com tamanha posição racista.
“É lamentável, digo para você. A gente observa a jornalista ali acuada tendo que ouvir esse tipo de fala. Ela não se posicionou na hora por conta da surpresa. Mas eu não condeno porque o racismo é algo tão doloroso que tem horas que você vivencia isso e às vezes acaba ficando sem atitude”.
A ativista do movimento negro finaliza dizendo que a maioria da população que elege os governantes em sua totalidade, é a população negra. Então, é essa mesma população que irá votar nesse cidadão e em outros mais.
A assessoria de Sílvio Mendes, que disse através de nota que o candidato tem profunda admiração, respeito e carinho pela jornalista, quem considera uma amiga desde os tempos que ele trabalhava no jornal Diário do Povo.
Entenda o caso
Na tarde desta quarta-feira (31), o candidato a governador do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), gerou polêmica após uma de suas falas com a jornalista Katya D’Angelles da rede Meio Norte.
No ao vivo, Silvio falava que acreditava o quanto a jornalista já sofreu discriminação e chega a dizer que a jornalista é “quase negra, mas inteligente”, o que gerou bastante polêmica entre a população.
Fonte: Lupa1