Hospital Getúlio Vargas, em TeresinaFoto: Sesapi
A solenidade será às 8h, com a presença da governadora do Piauí, Regina Sousa
O Hospital Getúlio Vargas recebe, nesta quarta-feira (28), a entrega das obras da nova Farmácia Central e Dispensário de Medicamentos e da Lavanderia Hospitalar. A solenidade está prevista para as 8h e contará com a presença da governadora do Estado, Regina Sousa, juntamente com o secretário da Saúde, Antônio Neris Costa; o presidente da Fundação Estatal de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Ítalo Rodrigues; e o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes.
Com a obra será possível uma melhoria na infraestrutura do Hospital, bem como proporcionar mais segurança para os pacientes. Para o diretor do HGV, Osvaldo Mendes, “um dos grandes diferenciais do HGV é o setor de farmácia, onde vamos implantar o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU) para medicamentos de administração oral e injetável, além do preparo de nutrição parenteral. Tudo de acordo com as normas e padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e em uma instalação moderna e adequada”, explica o gestor.
De acordo com o coordenador do Dispensário de Medicamentos do HGV, Manoel Pinheiro, “dentro do conceito de evolução constante, o HGV vai dispor de uma moderna farmácia hospitalar, com cerca de 500m², funcionando 24 horas todos os dias, bem como de uma equipe composta por farmacêuticos, auxiliares de farmácia e administrativos e técnicos de enfermagem. Além da Farmácia Central, o Hospital possui ainda duas farmácias satélites localizadas nas UTIs e no Centro Cirúrgico para melhor atender aos pacientes”, explica o farmacêutico.
Na solenidade também será entregue a lavanderia hospitalar, que é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, sendo responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas as unidades do hospital.
Para a supervisora do serviço, a enfermeira Jaqueline Aragão, a Unidade de Processamento de Roupas (UPR) conta com lavadoras que reduzem o risco de infecções hospitalares. "O local possui três lavadoras, com capacidade de 100 kg de roupas cada uma, três centrífugas, quatro secadoras, uma calandra que auxilia no serviço de desinfecção dos enxovais cirúrgicos e de todas as roupas utilizadas no hospital. Além de oferecer o serviço de confecção e reparo dos enxovais, com seis máquinas de costura, contando com uma costuraria exclusiva do hospital. Com essa estrutura, será possível lavar 1.400 kg de roupas por dia, funcionando 24 horas", explica a enfermeira.
Fonte: CCom