Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

 

O candidato que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida e sua inscrição confirmada será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

 

Provas

 

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no dia 11 de dezembro. Elas contarão com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 13 de janeiro de 2023.

Reopção de curso

edital prevê que os candidatos não aprovados para os cursos que se inscreveram poderão optar por outro, desde que haja vaga remanescente. Na reopção, o candidato poderá escolher mais de um curso e será levada em consideração a ordem de preferência da opção escolhida. A convocação para se inscrever na reopção será publicada no site do IFPI.