Discurso de Bolsonaro na maçonaria viraliza (Foto: Reprodução)
O vice-presidente da República, hoje senador eleito pelo Rio Grande do Sul, general Hamilton Mourão (Republicanos), é integrante do grupo.
De origem francesa, surgida na idade média, a maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa, que busca o progresso e o constante aperfeiçoamento dos seus membros. É dessa forma que caracteriza o termo, a Grande Oriente do Brasil (GOB), a mais antiga associação de lojas maçônicas brasileiras.
O interesse pelo assunto surgiu após um vídeo antigo do presidente Jair Bolsonaro (PL) viralizar nas redes sociais. As imagens mostram o candidato à reeleição discursando em uma loja maçônica. De acordo com a Super Interessante, o nome vem do francês maçon, que quer dizer pedreiro. Na época em que surgiu, grandes construções em pedra, como castelos e catedrais, eram feitas.
SÍMBOLOS E MISTÉRIOS
O símbolo, inclusive, remete aos instrumentos utilizados pelos trabalhadores que dominavam as técnicas da construção em pedra e guardavam esse segredo. Rodeada de mistérios, a maçonaria é formada majoritariamente por homens, que se reúnem em lojas para estudar e planejar ações.
Segundo a BBC, uma das características é de que os integrantes costumam atribuir aos maçons a ideia de "que eles se valem de suas posições sociais e profissionais para favorecer outros membros e a própria organização". Os maçons, porém, afirmam que isso é um "mito", diz o texto.
Políticos, médicos, profissionais de todas as áreas ingressam na associação por meio de convites de outros membros mais antigos. Passam por entrevistas, análise de histórico e rituais, que não costumam ser detalhados e são restritos aos integrantes.