EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Projeto piloto de "flagrante por vídeo" será ampliado para delegacias do Piauí
Publicado em 24/10/2022 16:36
Piaui

 

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com


A Polícia Civil do Piauí vai ampliar o projeto piloto de “flagrante por vídeo” para outras delegacias do estado. A iniciativa, que segue o modelo adotado em Minas Gerais, visa dar mais agilidade operacional às forças de segurança do estado, sobretudo em municípios do interior onde o quantitativo do efetivo é menor.

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (24), o delegado-geral da PC-PI, Luccy Keiko, explicou que o novo formato começou a ser usado durante a pandemia na  Delegacia Regional de Paulistana, no Sul do estado. Em sua avaliação, a experiência tem se mostrado bastante positiva. 

“Vamos supor que no final de semana quem estivesse de plantão no sábado e domingo fosse um delegado de Simões, antigamente a Policia Militar pegava um individuo com a arma de fogo, tinha que conduzir de Paulistana até Simões apenas para se fazer o flagrante de porte ilegal de arma, então a policia deixava a cidade desguarnecida e se deslocava por um longo trajeto por um flagrante simples”, lembrou. 

Com a novidade, os agentes não precisam mais se deslocar até a cidade onde está o delegado plantonista, tudo é feito de forma remota. “Ele vai ouvir por vídeo e webcam. Vai ouvir os policiais, o conduzido e formalizar todo o flagrante que inclusive já deve ser dessa forma, uma vez que hoje usamos o procedimento policial eletrônico que já está sendo a interoperacionalidade com o PJe [Processo Judicial Eletrônico], o sistema do Tribunal de Justiça”, completou o delegado-geral. 

De acordo com Luccy Keiko, a possibilidade de tornar o procedimento do flagrante mais célere também impacta positivamente a redução de custos ao estado. Além de argumentar que o uso da tecnologia reduz os gastos do estado ao evitar o deslocamento de viaturas da PM entre os municípios de uma mesma regional da PC-PI, acredita que a medida tem potencial para a redução da criminalidade. 

“Tenho certeza que com isso vai aumentar o número de conduções, de abordagens, pensar que pode conduzir rapidamente para a delegacia do seu próprio município. É algo que entendemos na Delegacia Geral que é prioritário, pois é eficiente para o serviço público, e no final acredito que respinga na questão da redução da criminalidade”, analisou o delegado-geral, que estima a expansão da experiência para outras regionais.

 

 

Breno Moreno
redacao@cidadeverde.com

Comentários