Vice-campeão piauiense no sub-20, a equipe do Picos vai ter a oportunidade de disputar em janeiro a Copa São Paulo de futebol júnior. O objetivo principal da SEP é trabalhar para conquistar uma classificação inédita para o clube. Renê, lateral-esquerdo do Internacional e acionista do Zangão, comentou sobre os adversários que o time da Terra do Mel vai precisar encarar na fase de grupos da competição – entre eles, o Athlético-PR. Segundo ele, há possibilidades de uma classificação inédita para o clube.
A SEP está no Grupo 7 do torneio nacional de base. Com isso, vai disputar suas partidas na cidade de Barretos. Nesta fase, o Auriverde vai encarar o Barretos, equipe da casa, Athlético-PR e São Bento-SP.
– Eu gostei (do sorteio). Sei da qualidade do Barretos, São Bento e do Athlético-PR. Mas em comparação com outros grupos, acho que a gente se deu bem. O próprio Fluminense-PI pegou Inter, pegou Oeste, que eliminou o Flamengo ano passado. Na minha visão, são adversários mais difíceis – comentou Renê, acionista do Picos.
Há pouco mais de dois meses do início da competição, a equipe do Picos iniciou sua preparação para Copinha, no dia 30 de outubro, e quer apostar no preparo físico e tático para disputa da competição nacional de base. Muito do discurso de Felipe Sousa, treinador da SEP, é baseado em um trabalho antecipado, diferente do que foi feito coma equipe profissional, que ele também pôde comandar.
– Nós caracterizamos na base em 2022. Tanto no sub-17, como no sub-20, por serem bons times fisicamente e taticamente. Isto porque trabalhávamos muito, com antecedência. No profissional, infelizmente, ficou tudo muito em cima. Não tivemos tempo, por isso, não fomos tão bem – afirmou Felipe Sousa.
Para a Copinha, conversei com a diretoria para iniciarmos os treinos bem antes. O time vai acabar tendo mais gastos e tudo, mas conseguimos antecipar. Por que o nosso objetivo é chegar longe na competição e fazermos história” — comentou o treinador da equipe.
comentou o treinador da equipe.
A edição de 2023 para o Picos quer ser uma forma de o clube poder apagar a participação de 2014 no torneio. O Zangão havia disputado a competição, mas as limitações financeiras atrapalharam o desenvolvimento da preparação do grupo. O clube foi cedido para que uma outra equipe pudesse montar o elenco.
Para esta pré-temporada, o grupo vai ser criado com base no elenco que disputou o Campeonato Piauiense sub-2022 neste ano. Além do Picos, o Fluminense-PI é mais um classificado do Piauí para a Copinha. O time comandado por Totonho caiu no grupo 24 com Oeste, Internacional e Rosário-SE, e estará jogando na sede de Barueri.
A Copinha 2023 será disputada entre 2 e 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista. São 128 equipes na disputa, divididas em 32 grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata.