A prova do Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o ProUni
O segundo dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foi encerrado às 18h30 deste domingo (20). Estudantes concluíram a aplicação nas versões impressa e digital.
Nesta segunda fase, os participantes realizaram provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O gabarito da prova será divulgado nesta quarta-feira (23); segundo o Ministério da Educação.
No último domingo (13), foram avaliadas questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e a redação, que trouxe como tema este ano “desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Cerca de 3,4 milhões de estudantes estavam elegíveis a realizares o exame em 2022.
O balanço preliminar da aplicação será divulgado na segunda-feira, 21 de novembro, em coletiva de imprensa, com as presenças do ministro da Educação, Victor Godoy, e do presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio.
Estudantes vão ao 2º fim de semana da prova com máscaras e em clima de Copa
Os portões para o segundo fim de semana de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 abriram ao meio-dia deste domingo, 20, enquanto parte dos estudantes se dividia entre a ansiedade da avaliação e o clima de Copa do Mundo, que também começou às 13h. No campus da UNIP na Aclimação, os jovens que esperavam sob o sol forte da capital paulista entraram tranquilamente no prédio para fazerem os exames de Matemática e Ciências da Natureza, muitos deles vestidos com as cores e símbolos do Brasil.
Às 12:45, a maioria dos jovens que se concentrava na calçada começaram a entrar no prédio. Além das camisas de futebol e do Brasil, canetas e comidas, a maioria deles também chegava com máscara facial. Em São Paulo, o aumento de casos da Covid-19 fez a prefeitura recomendar novamente o uso da proteção facial em locais fechados e aglomerações.
Esta foi a segunda vez que Fernanda Mori fez o Enem, mas a primeira que não está como “treineira”. Empenhada em conseguir uma vaga no curso de Arquitetura, ela conta que o segundo fim de semana da prova é o seu preferido por se sentir mais à vontade com as áreas cobradas. “Acho que a prova de Exatas é mais fácil e me sinto mais confiante porque não tem redação”, explica a jovem de 18 anos, que foi acompanhada da mãe, a recepcionista Rosailde Mori, de 52.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
*Com informações da Agência Estado