Fotos - Lucas Figueiredo - CBF
O jogo Brasil x Suiça nesta segunda-feira (28) pela Copa do Mundo do Catar foi dentro do previsto. Confirmando a tradição, a Suiça foi a campo muito organizada defensivamente e, como em outras oportunidades, dificultando as ações dos brasileiros.
Rigorosamente, durante todo o primeiro tempo tivemos apenas uma jogada clara para gol.
Aos 26 minutos Raphinha fez uma virada de jogo da direita para a esquerda e Vinícius Júnior perdeu. O Brasil teve 55% de posse de bola contra 45% da Suiça. Para a fase final o Brasil voltou com Rodrigo no lugar de Paquetá.
Aos 12 minutos do segundo tempo o técnico fez a segunda mudança na equipe brasileira, saindo Fred para a entrada de Bruno Guimarães, ao perceber que a Suiça melhorava no jogo, inclusive criando uma situação difícil aos 7 minutos.
Eram 18 minutos do segundo tempo Vinícius Júnior marcou um bonito gol, invalidado pelo VAR ao constatar impedimento de Richarlison, que participou do lance.
Como continuava complicado vencer a marcação adversária, Tite fez novas alterações. Saíram Richarlison e Rphinha, entrando Gabriel Jesus e Antony.
Finalmente, aos 37 minutos em jogada de Vinícius Júnior e Rodrigo, a bola chegou a Casimiro e o volante acertou uma finalização de primeira, fazendo 1 x 0 para o Brasil. Faltavam apenas 8 minutos para o final do tempo normal de jogo. Nos acréscimos o meia Rodrigo ainda perdeu oportunidade para marcar o segundo gol.
Os dois laterais do Brasil praticamente não atacaram para as jogadas de linha de fundo. Militão e Alex Sandro foram mantidos na marcação, ficando com Rphinha pela direita e Vinícius Júnior pela esquerda as tentativas contra a meta suíça.
O certo é que o Brasil venceu e garantiu a sua classificação para as Oitavas de Final, independente do resultado da partida com Camarões, na sexta-feira(25). Nossa defesa não sofreu gol em dois jogos e o goleiro Álisson não teve trabalho.
O Brasil venceu a Suiça com:
Álisson; Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro(Alex Telles): Casimiro, Fred (Bruno Guimarães), Paquetá (Rodrigo) e Raphinha (Antony); Richarlison (Gabriel Jesus) e Vinícius Júnior. Técnico – Tite.
Dídimo de Castro
didimodecastro@cidadeverde.com