Petistas indicaram a Lula o nome do advogado Jean Keiji Uema para ser o futuro subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência da República. Uema é analista judiciário do STF, mas tem uma longa lista de serviços prestados para o PT. As informações são do Metrópoles.
Atualmente, o advogado trabalha como servidor comissionado na liderança do partido no Senado, como coordenador jurídico. No final dos anos 2000, ele também atuou na liderança do partido na Câmara dos Deputados.
Uema também trabalhou em ministérios durante as gestões petistas. Foi assessor jurídico na Casa Civil, subchefe de assuntos parlamentares na Secretaria de Relações Institucionais e consultor jurídico no Ministério da Saúde.
Por enquanto, Lula ainda não bateu o martelo se aceitará a indicação ou não do analista do STF. Outro cotado para a vaga é o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativa e amigo pessoal do presidente eleito.
O futuro ocupante da SAJ atuará como principal assessor jurídico do presidente, orientando-o sobre projetos e decisões em geral. Nos governos anteriores de Lula, o posto chegou a ser ocupado pelo atual ministro do STF Dias Toffoli.