Foto: Divulgação
Uma bandeira produzida por mulheres do Instituto Olho D’Água, no município de Coronel José Dias, representará o Piauí em uma exposição preparada para a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente neste domingo (1), em Brasília.
O Instituto Olho D’ Água de Coronel José Dias na Serra da Capivara foi escolhido para representar o Piauí no dia 01 de janeiro de 2023 na posse do Presidente Luís Inácio Lula da Silva em Brasília.
A bandeira piauiense, nomeada como “A Ordem é Preservar", foi confeccionada por um grupo de dez mulheres que moram na região da Serra da Capivara e que foram convidadas para expor na cerimônia pelo Coletivo Fios as Cinco em Ponto, do Rio de Janeiro.
A obra destaca o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Piauí.
A peça também chama a atenção para o bioma caatinga e suas unidades de conservação, e reforça a importância da preservação da biodiversidade, do patrimônio arqueológico e histórico-cultural e da sustentabilidade das comunidades locais.
O Instituto Olho D’ Água é uma associação criada pela comunidade local, no eixo territorial desse patrimônio e desenvolve projetos, com crianças e mulheres, centrados na memória, no meio ambiente cultural e na sustentabilidade.
A exposição “O Brasil em Pontos e Fios" levará bandeiras dos 27 estados e do Distrito Federal, que se juntarão às outras em uma grande obra, cada bandeira indicará as necessidades do referido estado brasileiro.
Breno Moreno (Com informações do Instituto Olho D’Água)
redacao@cidadeverde.com