Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 77 anos, foi empossado presidente da República para seu terceiro mandato na tarde deste domingo, 1º de janeiro. Antes de assinar o termo de posse, ele fez questão de dizer que estava assinando com uma caneta que ganhou no Piauí, em 1989, e destacou que era uma homenagem ao povo piauiense, que deu 77% dos votos ao presidente, a maior votação entre os estados brasileiros.
Antes de assinar o termo de posse no Congresso Nacional, o presidente lembrou que em um comício realizado no Piauí, em 1989, recebeu uma caneta, onde um apoiador disse que esperava que ele usasse ela ao assinar o termo de posse. Em 2003 e 2007 ele acabou não achando a caneta, e agora finalmente encontrou ela.
“Em 1989 eu estava fazendo comício no Piauí e a gente foi caminhar até a Igreja São Benedito, e um cidadão me deu uma caneta e disse para eu assinar na posse se ganhasse a eleição. Eu não ganhei em 89, 94, e 98. Em 2002 eu ganhei as eleições, e quando cheguei aqui eu esqueci a caneta. Em 2007 eu assinei com a caneta do Senado. Agora eu encontrei a caneta e essa aqui, Wellington [Dias], é uma homenagem ao povo do Piauí”, afirmou.
Matéria original
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva iniciou na tarde deste domingo (1º) as solenidades para a posse do seu terceiro mandato. A solenidade está sendo transmitida ao vivo nas redes sociais do petista.
A cerimônia iniciou por volta das 14h30 com desfile em carro aberto, onde Lula estava acompanhado da esposa Janja, de Geraldo Alckmin e a sua esposa Lu Alckmin. Todo o trajeto foi realizado com uma segurança reforçada.
Foto: André Ribeiro/Estadão Conteúdo
Depois Lula e Geraldo seguiram para o Congresso Nacional onde serão oficialmente empossados como presidente da República e vice-presidente.
Após essa solenidade, eles seguem para o Palácio do Planalto já como presidente e vice-presidente da República. No local, Lula vai discursar ao público e dá posse aos 37 novos ministros.