EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Parque Serra da Capivara poderá ser incluído na lista de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco
Publicado em 08/01/2023 19:56
Piaui

Foto: Yala Sena

 

O Parque Serra da Capivara poderá estar na lista de candidatos a Patrimônio Natural da Humanidade feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A lista com os sete candidatos ao título é feita em reserva e costuma ser mantida em sigilo. O documento, no entanto, foi obtido pela imprensa e passou a circular pelas redes sociais. A lista oficial deverá ser divulgada ainda neste mês de janeiro.  

Segundo a chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues, está é a segunda vez que o Parque Serra da Capivara participa da candidatura. A primeira vez foi no ano de 2003. 

O local já é Patrimônio Cultural da humanidade desde de 1991 pela Arte Rupestre. Agora, quer consagrar-se também como Patrimônio Natural. Para avaliar o ponto turístico do Piauí, a Unesco levará em conta as questões ambientais, como o bioma, a Caatinga, e a sua fauna e flora. 

“O primeiro passo que um país deve dar é fazer um 'inventário' de seus importantes locais de patrimônio natural e cultural localizados dentro de seus limites. O nosso foi feito desde 2003, na primeira vez em houve a candidatura. Depois que um sítio é indicado e avaliado, cabe ao Comitê Intergovernamental do Patrimônio Mundial tomar a decisão final sobre a sua inscrição. Estamos nesta etapa. É interno, não temos acesso aos processos de avaliação”, explicou Marian Rodrigues.

Segundo Marian Rodrigues, que também é doutora em arqueologia, o sítio piauiense, assim como os demais, serão avaliados conforme os seguintes critérios: 

  1. Ser considerado como fenômeno natural ou área de excepcional beleza;
  2. Ser um exemplo representativo de alguma fase relevante na história da humanidade ou da terra como, por exemplo, os processos geológicos;
  3. Representar eminentemente processos ecológicos e biológicos da evolução do ecossistema;
  4. Representar a conservação da biodiversidade ou conter habitats naturais representativos.

Marian Rodrigues ainda explicou que, caso o Parque Nacional da Serra da Capivara seja o eleito, será um patrimônio misto: cultural e natural. No Brasil, existe apenas um único patrimônio do gênero, que é a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

Além do Piauí, também estão na lista de candidatos, belezas de outros estados como os lençóis maranhenses (MA), o Parque de Itatiaia (RJ), o Raso da Catarina (BA), as cavernas de Peruaçu (MG), os banhados do Taim (RS) e a serra do Divisor (AC).

 

Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com

Comentários