Foto: Yala Sena
O Parque Serra da Capivara poderá estar na lista de candidatos a Patrimônio Natural da Humanidade feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A lista com os sete candidatos ao título é feita em reserva e costuma ser mantida em sigilo. O documento, no entanto, foi obtido pela imprensa e passou a circular pelas redes sociais. A lista oficial deverá ser divulgada ainda neste mês de janeiro.
Segundo a chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues, está é a segunda vez que o Parque Serra da Capivara participa da candidatura. A primeira vez foi no ano de 2003.
O local já é Patrimônio Cultural da humanidade desde de 1991 pela Arte Rupestre. Agora, quer consagrar-se também como Patrimônio Natural. Para avaliar o ponto turístico do Piauí, a Unesco levará em conta as questões ambientais, como o bioma, a Caatinga, e a sua fauna e flora.
“O primeiro passo que um país deve dar é fazer um 'inventário' de seus importantes locais de patrimônio natural e cultural localizados dentro de seus limites. O nosso foi feito desde 2003, na primeira vez em houve a candidatura. Depois que um sítio é indicado e avaliado, cabe ao Comitê Intergovernamental do Patrimônio Mundial tomar a decisão final sobre a sua inscrição. Estamos nesta etapa. É interno, não temos acesso aos processos de avaliação”, explicou Marian Rodrigues.
Segundo Marian Rodrigues, que também é doutora em arqueologia, o sítio piauiense, assim como os demais, serão avaliados conforme os seguintes critérios:
- Ser considerado como fenômeno natural ou área de excepcional beleza;
- Ser um exemplo representativo de alguma fase relevante na história da humanidade ou da terra como, por exemplo, os processos geológicos;
- Representar eminentemente processos ecológicos e biológicos da evolução do ecossistema;
- Representar a conservação da biodiversidade ou conter habitats naturais representativos.
Marian Rodrigues ainda explicou que, caso o Parque Nacional da Serra da Capivara seja o eleito, será um patrimônio misto: cultural e natural. No Brasil, existe apenas um único patrimônio do gênero, que é a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.
Além do Piauí, também estão na lista de candidatos, belezas de outros estados como os lençóis maranhenses (MA), o Parque de Itatiaia (RJ), o Raso da Catarina (BA), as cavernas de Peruaçu (MG), os banhados do Taim (RS) e a serra do Divisor (AC).
Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com