Gestores de todo o país seguem participando da 24ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A marcha, que é o maior evento político da América Latina em número de autoridades, está em seu segundo dia de programação e segue até a quinta-feira (30).
Nesta terça (28), após a Sessão Solene de abertura, a programação contou com uma apresentação feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkosk, com o tema “Pacto federativo, um olhar para o futuro”. O líder municipalista detalhou pesquisas e estudos da entidade e impulsionou o tema.
Já durante esta tarde, a CNM propôs um debate sobre a reforma tributária, com 9 participantes, entre ministros, deputados, prefeito e senadores, que apresentaram diferentes visões sobre o tema. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, abriu os discursos.
Do estado do Piauí, um número recorde de representantes participa da marcha este ano. Em entrevista ao Cidades Na Net, o prefeito de Caridade do Piauí e presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa, o Toninho, informou 118 prefeitos, além de vice-prefeitos, vereadores e secretários integram o evento, somando mais de 400 representantes do estado.
“Nossa avaliação do evento é muito positiva, pela própria comitiva do Piauí, a maior da história, que veio se fazer presente em Brasília para lutar pelo municipalismo mais forte. Uma comitiva de mais de 420 pessoas que estão aqui hoje fazendo parte da Marcha em Brasília, uma luta importante para o municipalismo. A pauta principal da marcha é o pacto federativo, única forma que a gente tem de ter uma receita permanente dentro do próprio FPM. É uma luta para engajar o aumento do FPM junto com o pacto federativo” disse.
Toninho falou que o intuito é buscar dar celeridade às pautas em benefício dos municípios. “A gente quer que as discussões feitas aqui e toda a nossa luta surtam efeitos. O Executivo participou do evento, além de ministros de áreas importantes, como desenvolvimento social e saúde, que possam ajudar a um entendimento. Todos esses entendimentos passam pelo congresso, então, amanhã vamos ter um momento com o Legislativo, com o presidente Arthur Lira, e a gente quer apressar essas PECs, que são importantes para os municípios”.
Além da programação organizada pela CNM, a APPM também tem uma agenda voltada especialmente para os municípios do Piauí, como um encontro com a bancada federal do estado.
“Amanhã a APPM, junto com o deputado Flávio Nogueira, que é o coordenador da bancada do Piauí, estará fazendo um encontro para discutir aquilo que é prioridade para o Piauí. Os prefeitos vão poder apresentar as demandas, seus anseios e também pedir a unificação do entendimento da bancada piauiense para que vote nas pautas municipalistas no congresso” concluiu Toninho.
Um dos prefeitos participantes, Naerton Moura, de Sussuapara, disse que o evento é um
importante momento de discussões e busca de melhorias para os municípios. “Estamos participando de um importante movimento, que reúne vários prefeitos do Brasil. Essa é uma das maiores marchas e estamos aqui em defesa da melhor qualidade para os municípios. São várias pautas em discussão, entre elas o favorecimento dos municípios através dos royalties. O evento está debatendo temas de suma importância para que melhorem as transferências federais para que os municípios possam realizar as ações em prol da população”.
O gestor destacou que estará reunido com diversos representantes para tratar sobre investimentos para Sussuapara.”Vamos também estar visitando os ministérios, conversando com nossos parlamentares para levar mais obras para o município de Sussuapara. Estaremos com toda a bancada, deputados federais, senadores, governador. Estamos conversando com eles para que eles destinem recursos para que a gente possa viabilizar as ações no nosso município”.
Admaelton Bezerra, prefeito de São José do Piauí, disse que o intuito é defender o municipalismo e buscar recursos para a cidade. “Estamos aqui em Brasília na Marcha dos Prefeitos em busca de reivindicar recursos para pagar o piso nacional dos enfermeiros, para conseguir também a divisão dos royalties do petróleo com todos os municípios do Brasil. Visitamos gabinetes dos deputados federais, senadores, para adquirir recursos para o município de São José do Piauí. Estamos juntos aqui em defesa do municipalismo, que é uma bandeira que todos nós levantamos para poder melhorar as condições de vida de cada cidadão”.
Admaelton destacou que vai participar de agendas com os deputados Júlio César e Castro Neto, o senador Marcelo Castro e o ministro Wellington Dias. “A gente vem trazendo vários ofícios e reivindicações de demandas do nosso município. Infraestrutura, recursos para a saúde, educação, social e várias outras demandas” informou.
Do Piauí, também participam do evento o prefeito Valdinar Silva, e a primeira-dama, Edilene Silva, de Padre Marcos; de Marcolândia, o prefeito Corinto Matos, e a primeira-dama, Auxilia Matos, o vice-prefeito Valmir de Juracy, acompanhado da esposa, e uma comitiva de vereadores e secretários, num total de 16 pessoas; prefeito Rivaldo Carvalho e a primeira-dama, Lucileide Carvalho, de Massapê do Piauí; vice-prefeito Miguel Sousa, o Nalvim, presidente da Câmara, Ivanildo Xavier e secretário de Administração Cleyvanilson Carvalho, ambos de Caridade do Piauí; prefeitos Adeílson Carvalho, o Novim (Francisco Macedo), Gederlânio Rodrigues e vice Vanderlei de Carvalho (Jacobina), Raimundo Júlio (Queimada Nova), Maria José, e o presidente da Câmara, João Guilherme Lima (Santana), Paulo Sérgio (Acauã), Manoel Portela (Aroazes), Barroso Neto (Santa Cruz), Amilton Rodrigues, o Milton (Floresta), Tairo Mesquita (Santo Inácio), Luís José (Francisco Santos), Miguel Rodrigues (Itainópolis), Valmir Barbosa (Dom Expedito Lopes), Maria Lúcia de Lacerda (Pimenteiras), Cláudia Medeiros (Manoel Emídio), Dó Bacelar (Porto), Paulo César Rodrigues (Francinópolis), ex presidente da APPM, acompanhado do Presidente da Câmara de Vereadores de Francinópolis, vereador Irmão Cláudio.