Foto: Divulgação
A senadora Jussara Lima (PSD-PI) e o deputado federal Júlio César (PSD), estiveram em reunião na Embaixada da Suécia no Brasil juntamente com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes Fernandes, e o vice-reitor, Viriato Campelo.
A comitiva piauiense estudou junto a embaixadora Karin Wallensteen, a possibilidade de parceria de intercâmbio entre a UFPI e a Suécia.
A senadora Jussara Lima também sugeriu a possibilidade de uma parceria do Piauí, com a organização Childhood da Rainha Sílvia da Suécia, para o combate à exploração sexual de crianças.
“Essa é uma mazela da sociedade que preocupa, não só países nórdicos, como a Suécia, mas especialmente nós da América do Sul”, disse.
O deputado Júlio César apresentou dados e buscou alinhar interesses sociais entre a sociedade piauiense e a sueca.
“Conversamos sobre as cinco linhas de pesquisa que envolvem empreendedorismo e inovação que a Suécia desponta, que são a aeronáutica, saúde, a mineração sustentável, o aproveitamento de biomassa, que é a bioeconomia, e as cidades inteligentes, na qual tive a oportunidade de ser o relator de uma proposição sobre o assunto na comissão de finanças e tributação da Câmara”, explica Júlio César.
A embaixadora sinalizou positivamente para o início das tratativas para organizar um dia cultural o Sweden Day (Dia da Suécia) na UFPI. “Vamos juntos em busca de levar as cabeças pensantes do nosso Piauí para o mundo”, reforçou Jussara Lima.
Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com