Em um clássico de cinco gols e cheio de emoção no Maracanã, o Botafogo manteve os 100% de aproveitamento ao vencer o Flamengo, por 3 a 2, na tarde deste domingo (30), e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
O Fogão, que jogou com um a menos durante todo o segundo tempo, é o único a vencer os três jogos. O Flamengo, por sua vez, continua sem emplacar sob o comando de Jorge Sampaoli e perdeu a segunda seguida, estacionando em 12º lugar, com três pontos.
Como foi
A primeira chance do jogo veio logo aos cinco minutos, quando Wesley cruzou rasteiro e Vidal desviou na trave. Apesar do Flamengo ter muito mais posse de bola, quem abriu o placar foi o Botafogo. Depois de Victor Sá ter sido derrubado dentro da área por Wesley, Tiquinho Soares converteu pênalti aos 29 minutos.
O gol do Botafogo deixou a torcida rubro-negra presente no Maracanã nervosa. Principal alvo, Santos saiu jogando errado e Eduardo tentou por cobertura quase do meio-campo, mas não acertou o alvo. A resposta veio em cabeçada de Pedri defendida por Lucas Perri.
A situação do Flamengo ficou mais complicada no último lance do primeiro tempo. Eduardo cobrou escanteio e Danilo Barbosa, livre de marcação, cabeceou sem chances para Santos. Como não poderia ser diferente, os comandados de Jorge Sampaoli foram para o vestiário sob vaias da torcida.
O Flamengo voltou disposto a buscar o empate e se animou quando Rafael foi expulso logo aos quatro minutos. Na sequência, Fabrício Bruno cruzou e Léo Pereira diminuiu, fazendo explodir o Maracanã. A chance perdida por Gabigol custou caro. Aos 26, Tchê Tchê passou como quis por três jogadores adversários e cruzou para Tiquinho Soares ampliar.
Quando parecia que a partida estava decidida, Léo Pereira aproveitou escanteio e, de cabeça, marcou seu segundo gol no Maracanã. O Flamengo então se lançou com tudo para conseguir pelo menos o empate e até criou boas chances, mas o Botafogo conseguiu segurar a pressão para emplacar a sétima vitória seguida na temporada.
Próximos jogos pelo Brasileirão
Pela quarta rodada, os times voltam a campo no domingo (7). O Flamengo visita o Athletico-PR, às 16h (de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), e o Botafogo recebe o Atlético-MG, às 18h30 (de Brasília), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
FICHA TÉCNICA
Flamengo 2 x 3 Botafogo
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: domingo (30), às 16h
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa-DF)
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz (VAR Fifa-SP)
Gols - Léo Pereira, aos 18'/2T e aos 40'/2T (Flamengo) Tiquinho Soares, aos 9'/1T e aos 26'/2T, e Danilo Barbosa, aos 49'/1T (Botafogo)
FLAMENGO: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley (Marinho), Thiago Maia (Victor Hugo), Vidal (Matheus França), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Ayrton Lucas (Everton Ribeiro); Gabigol e Pedro: Técnico: Jorge Sampaoli.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Philipe Sampaio) e Eduardo (Marlon Freitas); Júnior Santos (Di Placido), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.
De Rogério Ceni a Cuca: saiba quem são os técnicos que já caíram no Brasileirão 2023