Foto: Pedro França/Agência Senado
O senador Marcelo Castro (MDB) foi eleito, nesta quarta-feira (10), vice-presidente da comissão mista que fará análise da Medida Provisória (MP) que estabelece a volta do Programa Mais Médicos. Ex-ministro da Saúde, o parlamentar avalia positivamente a discussão da matéria.
“Posso atestar, com a experiência que tenho, que foi um dos programas mais bem sucedidos. Levou médico e saúde para os rincões do Brasil. Havia milhares cidades que nunca tinham visto médico na vida e tivemos com esse programa praticamente 100% da população brasileira atendida”, disse o piauiense.
A comissão mista deve examinar e emitir parecer sobre a MP 1165, adotada em 21 de março de 2023, que institui a estratégia nacional de formação de especialistas para a saúde, no âmbito do programa mais médicos, e altera a lei no 12.871, de 22 de outubro de 2013.
Com a medida, o governo cria incentivos para a capacitação de médicos em atenção primária à saúde, com o objetivo de fortalecer a presença de profissionais em regiões de difícil acesso. O texto amplia o tempo de permanência do médico no programa e passa a prever especialização lato sensu em dois anos e um mestrado profissional após os quatro anos do ciclo de formação.
“Foi um dos programas de maior alcance social e tenho muito orgulho de hoje no Senado Federal está trabalhando para trazer de volta o Programa Mais Médicos, para atender a população das regiões mais distantes, abandonadas e que mais precisam de saúde e infelizmente até agora não tem”, finalizou Marcelo Castro.
Breno Moreno (Com informações da Agência Senado)
redacao@cidadeverde.com