Foto: Arquivo Cidade Verde
A Câmara de Teresina aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (24), um projeto do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) para atribuir à Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) a responsabilidade pela regulamentação das empresas que trabalham com a coleta de lixo na cidade. A matéria tramitou em regime de urgência especial em duas votações seguidas com chancela da base e oposição.
Na prática, assim como já faz com a concessionária Águas de Teresina, a Arsete também vai regular a tarifa do lixo na capital.
Também foi aprovada a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a Arsete. A mudança permitirá que a Prefeitura de Teresina convoque mais oito concursados de um certame da agência feito ainda no ano de 2021, para atuar na fiscalização da coleta de lixo. Os cargos em questão são de administrador, advogado, contador, economista, engenheiro civil, engenheiro ambiental e sanitarista), bem como técnico em saneamento.
“Por que colocamos esse projeto em urgência especial? Se não tivesse votado e aprovado hoje a gente ia perder, por conta do prazo. O concurso se finda no dia primeiro de junho, técnicos e sanitaristas que vão poder exercer de acordo com o cargo que passaram. O vereador não olhou para base ou oposição, olhou para Teresina”, disse o líder do prefeito.
Também foi aprovado um outro projeto do Palácio da Cidade que vai facilitar o acesso de alunos em situação de vulnerabilidade social aos pré-vestibulares da cidade.
Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com