A Ouvidoria Geral do Estado do Piauí (OGE-PI), órgão vinculado à Secretaria de Governo, deu início à realização do serviço de Ouvidoria Ativa, que consiste em se deslocar até a comunidade, de modo a se aproximar dos cidadãos, que são usuários dos serviços públicos, em vez de somente ficar aguardando as manifestações em sua sede. O serviço possui como finalidade aproximar a sociedade da gestão pública, promovendo maior participação da população. Além disso, as ações da Ouvidoria Ativa prioriza facilitar o acesso de populações vulneráveis ou digitalmente excluídas.

Durante os primeiros meses de 2023, a OGE realizou diversas ações que integram o Projeto Ouvidoria Itinerante. A parceria com outros órgãos e instituições possibilitou a participação em projetos como “Caravana dos Direitos Humanos”, “Cidade Inclusiva” e “Justiça Itinerante”, dentre outros. A Ouvidoria também esteve presente em eventos e feiras, para prestar orientações, acolher manifestações, coletar informações e realizar pesquisas junto aos usuários dos serviços prestados pelos órgãos ou entidades a que estejam vinculadas.

 

A OGE-PI atua como instrumento mediador para ações e soluções de problemas, se tornando num espaço estratégico e democrático de comunicação entre os cidadãos e os órgãos do governo. As equipes, que realizam o atendimento, de segunda a sexta-feira (das 7h30 às 17h30), por meio de seus canais ou durante eventos públicos ou diretamente nas cidades ou espaços destinados ao público em situações diversas, acolhem todas as manifestações que chegam e fazem os devidos encaminhamentos, o que é seguido de supervisão e monitoramento de prazos e respostas, de acordo com a legislação. Assim, por meio do trabalho da Ouvidoria Geral do Estado, cidadãos e cidadãs podem contar com nossos serviços, fazendo sugestões, reclamações, solicitações, denúncias e elogios.

De acordo com o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, “com a implantação do serviço da Ouvidoria Ativa, a OGE está cada vez mais próxima da população, o que proporciona maior participação e controle social”, afirmou.

Essas ações também têm proporcionado melhoria significativa dos resultados do órgão. Segundo dados da Plataforma Fala.BR, nos primeiros meses desse ano, mais de 80% das manifestações recebidas na Ouvidoria foram respondidas dentro do prazo.  “Nossa meta, no planejamento anual, é alcançar os 100%. Para nossa equipe, isso é altamente gratificante. Além de poder contribuir para a gestão, apresentando estatísticas e relatórios situacionais para a avaliação e melhoria das políticas e serviços públicos, também é gratificante poder ajudar os usuários, contribuindo para a resolução de suas demandas”, disse Dutra.

A população tem à disposição sete canais da Ouvidoria: Disk 162, WhatsApp (86) 99544-7924, site ouvidoriageral.pi.gov.br, e-mail atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br, plataforma FalaBr, Atendimento presencial (sede da OGE/PI) e as Ouvidorias Setoriais.