Um avião monomotor realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (12) no campo do Bariri, Vila Operária, zona Norte de Teresina.
Cinco pessoas ficaram feridas. O piloto e sua família. Todos foram levados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Eles estavam vindo de Fortaleza (CE) com destino a Tocantins. É o segundo acidente aéreo na capital piauiense em menos de 24 horas.
Segundo apurou a TV Cidade Verde, o avião abasteceu no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina e quando estava decolando apresentou problemas mecânicos. A aeronave, de prefixo PT-RHJ, é do modelo Embraeer 711, conhecido como "Corisco".
Na aeronave estavam o piloto, o advogado Arcedino Concesso, a esposa dele e duas filhas do casal. Uma outra mulher da mesma família também estava a bordo. De acordo com o médico Geovane Mesquita, primo do piloto, a família estava viajando para o estado do Tocantins.
“Ele estava com a família em Fortaleza. Acredito que estava passando em Teresina, rapidamente para um reabastecimento, e daqui ele iria, provavelmente, para Araguaína, no Tocantins”, informou Geovane.
Foto: Reprodução/Instagram
Por volta de 13h20, três ambulâncias deixaram o local do acidente com o piloto e tripulantes para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
"Estão com algumas fraturas, mas nada muito grave. Todos estão establizados", informou o sargento Sabino, do Corpo de Bombeiros.
A viatura de combate a incêndio também deixou o campo após procedimento para evitar explosão.
"A informação que eu recebi após chegar no local é que o vazamento foi controlado por um mecânico especializado. A equipe do aeroporto está de prontidão, com equipamento de espumas para resfriar a aeronave. Está tudo sob controle", relatou o capitão Batista, do Corpo de Bombeiros.
O local do acidente fica distante cerca de 600 metros do Aeroporto Senador Petrônio Portela, ao lado de um condomínio e em frente a escola estadual Premen Norte.
Equipes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) estão local e informaram que a remoção da aeronave é de responsabilidade do proprietário.
Queda do avião hoje (12) no campo do Bariri, na Zona Norte de Teresina O SAMU informa que foram enviadas ao local do acidente uma ambulância avançada, duas ambulâncias básicas e duas motolâncias. Foram prontamente atendidas cinco pessoas, sendo uma criança e quatro adultos. Todos tiveram apenas escoriações e foram encaminhados para atendimento no HUT.
A administração do Aeroporto Senador Petrônio Portela também se manifestou através de nota:
O Aeroporto de Teresina informa que a aeronave de pequeno porte PT-RHJ pousou às 11h51, proveniente de Fortaleza (CE) com destino ao município de Araguaína (TO), para abastecimento de combustível. Após o procedimento, às 12h33, decolou. Todos os procedimentos no Aeroporto de Teresina foram seguidos de acordo com as normas de segurança previstas. Assim que a Torre de Controle foi informada da queda, a equipe do Aeroporto deu início ao plano emergencial padrão para este tipo de ocorrência e, no momento, está dando suporte ao trabalho dos órgãos envolvidos no resgate.
Aeroporto de Teresina Assessoria de Imprensa
Foto: Renato Andrade
O resgate do piloto e os outros quatro ocupantes da aeronave foi feito por ambulâncias de suporte básico e avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação também contou com duas motolâncias e com o suporte do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).
O piloto e os passageiros foram socorridos no local e encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde serão reavaliados e submetidos a exames para detecção de possíveis lesões. Segundo o técnico de enfermagem Valkyson Eleryn, que trabalhou no resgate, todos os ocupantes estão estáveis.
"Eram cinco pessoas, dentre elas uma criança de cinco anos, mas todos estáveis. Somente o piloto estava se referindo a muita dor lombar, era o que de fato apresentava alguma coisa mais grave, mas o restante somente escoriações e algumas dores no corpo por conta do impacto", informou o profissional.
Em nota, o HUT informou que as vítimas chegaram “hemodinâmicamente estáveis, lúcidas e sem necessidade de procedimentos de emergência” na unidade de saúde. A equipe médica ainda aguarda exames complementares para o desfecho clínico dos pacientes e a criança ainda precisa do parecer de um neurocirurgião.
5 vítimas do acidentes já estão no HUT, de um modo geral chegaram hemodinâmicamente estáveis, lúcidas e sem necessidade de procedimentos de emergência. No momento todas já receberam um primeiro atendimento e estão realizando exames complementares (tomografia lombar, cervical, de crânio, tórax, abdômen) para avaliação e desfecho clínico dos pacientes. Em geral todos reclamam de dores lombares. A criança aguarda parecer de um neurocirurgião
Assista cobertura da TV Cidade Verde:
Natanael Souza. Graciane Araújo e Breno Moreno redacao@cidadeverde.com