O teste de aceitação da carne de ovinos foi promovido pela SAFFoto: Assessoria SAF
O teste de aceitabilidade foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar
A superintendente de Comercialização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Edilene Facundes, e o gerente Durval Gomes participaram, na sexta-feira (7), do teste de aceitabilidade com alunos do Ceti Maria Melo, ligado à 20ª Gerência Regional de Educação, em Teresina, para inclusão da carne de ovinos na alimentação escolar.
Devido ao grande poder nutricional da carne de ovinos, se espera, com o projeto, contribuir para a diversificação das proteínas que fazem parte do cardápio do alunado, com o oferecimento de pratos como a tradicional “Maria Isabel”, que é um prato típico da região.
Para a superintendente Edilene Facundes, além de contribuir com o valor nutricional dos alimentos fornecidos aos alunos, a inclusão da carne de carneiro e ovelha no cardápio escolar vai poder otimizar a cadeia produtiva da ovinocultura no estado.
No teste, 120 alunos e 38 funcionários participaram da degustação. Foi preparada uma refeição conhecida popularmente como “Maria Isabel de Carneiro”. A aplicação do teste de aceitabilidade faz parte de normativas do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para inclusão de alimentos como refeição escolar.
“Esta estratégia da SAF, com a Seduc, fomentará a geração de renda dos produtores da agricultura familiar, dinamizando a cadeia da ovinocultura, que é uma das mais tradicionais do Piauí. Pelo que presenciamos e, inclusive, degustamos, o feedback dos alunos será positivo”, citou a gestora.
Fonte: Assessoria SAF