O comitê tem a atribuição de construir, validar, monitorar e realizar as ações do pacto.
O primeiro encontro do Comitê do Pacto pelas Crianças do Piauí aconteceu nesta quinta-feira (13), no escritório-sede do pacto, localizado na Avenida Antônio Freire, em Teresina. O encontro reuniu os componentes do comitê e representantes de instituições parceiras para apresentação das atualizações das atividades que estão sendo realizadas.
O comitê tem a atribuição de construir, validar, monitorar e realizar as ações do pacto, que tem como objetivo principal cuidar das nossas crianças, investindo em um futuro mais saudável, promissor e igualitário para todos. O colegiado é coordenado pela médica Isabel Fonteles e formado por representantes da Seduc, Sasc, Sesapi, Alepi, Ministério Público, Rede da Primeira Infância, Defensoria Pública , APPM, TCE, Tribunal de Justiça e o Conselho Estadual da Criança e Adolescentes.
Lançado em abril, o programa “Pacto pelas Crianças do Piauí” é uma iniciativa transversal, que faz parte do Plano de Governo de Rafael Fonteles, e que perpassa por várias áreas, como saúde, educação e assistência social, voltadas para o atendimento integral das crianças piauienses de 0 a 6 anos.
“Reunimos parceiros fundamentais neste momento de integração do Comitê Gestor do Pacto pelas Crianças do Piauí, pois cada instituição terá um papel importante na implementação das ações do nosso pacto e visa o desenvolvimento integral na primeira infância por meio do planejamento de ações e políticas públicas”, comentou a coordenadora do pacto, a primeira-dama Isabel Fonteles.
Na oportunidade, a coordenadora do pacto, apresentou os status de todas as ações previstas e destacou o exemplo da Carretinha da Saúde, que já está em pleno funcionamento atendendo crianças no norte e no sul do Piauí. “Na primeira semana realizamos mais de 1000 atendimentos, nas áreas da oftalmologia, fonoaudiologia e odontologia. Descobrimos que mais de 100 crianças precisam usar óculos e já estamos providenciando as lentes e armações e dando os encaminhamentos necessários para aquelas que precisam de atendimento especializado”, comentou Isabel.
Na área da educação, Isabel Fonteles, destacou que recentemente foi realizada uma solenidade na APPM, onde os prefeitos assinaram uma carta-compromisso com o pacto para receberem as brinquedopraças e os kits mobília-creche. “No próximo dia 02 de agosto teremos a aula inaugural do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), para professores de creches com público de 0 a 3 anos. Todas as nossas ações estão bem encaminhadas e estamos muito felizes com o engajamento de todos os envolvidos”, disse a coordenadora.
Já na área da assistência social, Isabel Fonteles destacou a reforma do Lar da Criança “Maria João de Deus”. “Recebemos hoje (13) os laudos e o projeto estrutural dos engenheiros da Secretaria de Infraestrutura. Queremos tratar essa obra de forma emergencial, para que as crianças que hoje estão em um lar improvisado, possam retornar para um lar digno e com a infraestrutura necessária”, garantiu Isabel.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, que compõe o comitê, ressaltou sua importância. “Com uma atuação intersetorial das áreas da educação, saúde e assistência social, e participação de vários outros atores institucionais, o comitê terá a atribuição de construir, validar, monitorar e realizar as ações do pacto, cuja missão maior é cuidar das nossas crianças do Piauí e construir um futuro mais saudável, promissor e igualitário para a nossa sociedade. O Pacto pelas Crianças é um divisor de águas para o Piauí. Cuidar da primeira infância é o maior, mais nobre e eficiente dos investimentos que uma gestão pública pode fazer”, finalizou o secretário.