VINICIUS MAGALHÃES
A Azul Linhas Aéreas (AD/AZU) recebeu recentemente um turboélice ATR 72-600 — a mais recente das quatro novas aeronaves ATRs a serem entregues à companhia aérea em 2023. A transportadora brasileira opera uma frota diversificada de 199 aeronaves, que inclui produtos da maioria dos principais fabricantes de aeronaves.
Esta versão mais recente do popular turboélice francês é alimentada por novos motores PW127XT-M que prometem economia de combustível de até 3%, graças a melhorias do material nos compressores e nas turbinas, entre outras.
A aeronave, matrícula PR-YXB, seguiu para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (CNF), no Brasil, em um voo de entrega de Toulouse ( TLS ) com duração de 72 horas, chegando no dia 2 de julho às 10h UTC.
Projetada para trechos curtos de até 824 milhas náuticas (1.526 km) , a ATR 72-600 é incapaz de se posicionar da Europa à América do Sul em uma viagem. Por isso, a aeronave fez a viagem de 4.540 milhas náuticas em quatro pernas, que levaram a aeronave para perto do limite de sua faixa operacional. Provavelmente isso foi possível pelo carregamento mínimo e a otimização cuidadosa de altitudes e roteamento.
A aeronave fez escalas nas Ilhas Canárias e Cabo Verde sob o indicativo AD9841, que é compartilhado com outros voos realizados regularmente por aeronaves ATRs da Azul e da Embraer.
Etapa 1 — Toulouse (TLS) para Arrecife (ACE) — 30 de junho de 2023
Etapa 2 — Arrecife a Espargos (SID) — 30 de junho de 2023
Etapa 3 — Espargos a Natal (NAT) — 1º de julho de 2023
Etapa 4 — Natal a Belo Horizonte (CNF) — 2 de julho de 2023
Essa aeronave foi registrada anteriormente sob o registro francês como F-WWEL. É uma prática comum registrar aeronaves localmente, elas são construídas e testadas em voo. Os dados do Flightradar24 revelam que esse registro foi usado anteriormente e que essa aeronave completou recentemente voos de teste na França. Na verdade, demos uma olhada dentro dessa mesma aeronave no Paris Air Show deste ano.
Apesar de ser uma aeronave pequena, a cabine de comando é notavelmente espaçosa e de aparência semelhante à de um avião de fuselagem estreita típica do Airbus. Isso provavelmente criaria um ambiente mais confortável para a tripulação durante longos voos de entrega.
A aeronave tem 48 assentos com uma confortável distância de 30 polegadas entre os assentos. A ATR também projetou compartimentos superiores maiores que garantem uma mala de tamanho normal por passageiro.
O que vem a seguir do PR-YXB?
Espera-se que o PR-XYB inicie as operações comerciais neste mês e será acompanhado do quarto e último novo ATR 72 da companhia aérea, o PR-XYC, em agosto de 2023.