O objetivo é atender de forma adequada pessoas surdas que precisam de atendimento nos órgãos estaduais.
Para qualificar servidores no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), lança, na sexta-feira (21), às 8h30, na Seid, o programa “Entenda minhas mãos”.
O objetivo do projeto é melhorar a comunicação nos órgãos estaduais. O programa compreende uma capacitação permanente para a oferta de comunicação acessível às pessoas surdas, por meio da Libras, capacitando especialmente os servidores que atuam com atendimento ao público.
De acordo com o secretário de Estado da Administração, Samuel Nascimento, a ideia é ter servidores qualificados para atender de forma adequada pessoas surdas que precisam de atendimento nos órgãos estaduais. “Esse é um programa que vai capacitar nossos servidores, contribuindo para que haja inclusão na administração pública”, explicou o gestor.
A responsável pela execução da capacitação é a Escola de Governo da Sead. O projeto, na sua primeira etapa, vai formar 90 servidores. O curso será em formato híbrido, e tem previsão para iniciar na segunda semana de agosto.
“O intuito é aproximar os cidadãos que buscam os serviços do Estado. Entender que inclusão tem que ser uma prioridade na gestão pública e um ponto chave para o avanço, qualificar os servidores nessa área é investir em melhora na comunicação e acolhimento das pessoas com deficiência auditiva”, ressaltou o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto.