Um levantamento da unidade de estatística do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) apontou que somente no mês de junho deste ano, foram atendidos 990 casos de traumas oculares. O número representa a maior demanda da unidade de saúde desde 2008.
Ainda de acordo com os dados, desse total, 26 foram casos cirúrgicos. O diretor técnico do HUT, Dr. Ítalo Costa, explicou que grande parte dos atendimentos eram de corpo estranho no globo ocular.
“Provavelmente relacionado à época do São João, onde a gente teve muito atendimento por corpo estranho e também com muitos pacientes com exposição ocupacional, onde eles não fazem o uso adequado dos EPIs e vêm muito por conta também de corpo estranho e acidentes com substâncias química no hospital”, disse.
O diretor técnico fez ainda um alerta para que os trabalhadores usem os equipamentos de proteção individual (EPI) de forma correta.
“Isso a gente faz um reforço para que todos os trabalhadores que trabalham onde envolve muito contato com proximidade com o rosto, com os olhos para fazer o uso adequado dos EPIs porque isso ajuda muito a minimizar os acidentes e consequentemente as sequelas que podem vir”, ressaltou.
O HUT conta com nove oftalmologistas que atendem exclusivamente casos de urgência e emergência como inflamações, traumas, lesões agudas, infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no globo ocular.
Já exames para óculos, doenças como catarata, terçol e conjuntivite não são atendidos no Hospital de Urgência de Teresina. Nesses casos, o paciente deve se deslocar até um posto de saúde.
“É feito ou na Unidade Básica de Saúde ou no acompanhamento ambulatorial. O hospital acolhe o paciente e orienta adequadamente para que ele procure esse canais apropriados. Reforçamos que o HUT é o único hospital público do estado que dispõe de emergência oftalmológica 24 horas com oftalmologista presencial”, conclui o médico Ítalo Costa.
Rebeca Lima e Idria Portela (TV Cidade Verde) redacao@cidadeverde.com