O objetivo é atender de forma adequada pessoas surdas que precisam de atendimento nos órgãos estaduais.
Para qualificar servidores no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), lança, na sexta-feira (4), às 8h30, no auditório da Seid, o programa “Entenda minhas mãos”.
Trata-se de um projeto que vai capacitar em Libras os servidores estaduais, preferencialmente àqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas que procuram atendimento ou trabalham nos órgãos públicos. O programa compreende uma capacitação permanente para a oferta de comunicação acessível às pessoas surdas, por meio da Libras.
De acordo com o secretário de Estado da Administração, Samuel Nascimento, a ideia é ter servidores qualificados para atender de forma adequada pessoas surdas que precisam de atendimento nos órgãos estaduais. “Esse é um programa que vai capacitar nossos servidores, contribuindo para que haja inclusão na administração pública”, explicou o gestor.
A responsável pela execução da capacitação é a Escola de Governo da Sead. O projeto, na primeira etapa, vai formar 90 servidores. O curso será em formato híbrido, e tem previsão para iniciar na segunda semana de agosto. “O intuito é aproximar os cidadãos que buscam os serviços do Estado. Entender que inclusão tem que ser uma prioridade na gestão pública e um ponto chave para o avanço, qualificar os servidores nessa área é investir em melhora na comunicação e acolhimento das pessoas com deficiência auditiva”, ressaltou o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto.