O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta 3ª feira (29.ago), a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa. Durante o programa Conversa com o Presidente, ele falou sobre o surgimento de novos empregos formais, mas disse que é preciso cuidar também de quem quer ter o próprio negócio. Assim, o número de pastas do governo deve chegar a 38.
"Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade", afirmou.
Segundo Lula, o papel do Estado é criar as condições para as pessoas poderem participar da economia. E revelou a intenção de também elaborar um plano de financiamento para isso.
"Nós precisamos entender que essa gente tem importância, precisamos dar condições dessas pessoas terem acesso a crédito para dar o pontapé inicial. Aí, quando essa pessoa estiver ganhando dinheiro, ele vai pagar o crédito, o empréstimo que ele fez", disse, enfatizando que quer dar atenção aos empreendedores individuais, às cooperativas e às pequenas e médias empresas.