Fotos: Arquivo Pessoal
O Piauí conquistou suas duas primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2023. O ouro foi garantido de forma inédita para o wrestling com Taylana Ribeiro, o primeiro ouro da modalidade no naipe feminino e nas pistas, Benedito Vieira ficou com a medalha de prata no atletismo. Os Jogos da Juventude tiveram início na última sexta-feira (1º) e vai até dia 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP).
Nesse primeiro bloco de modalidades, além do wretling o Piauí tem representantes também no ciclismo, taekwondo, atletismo e badminton.
"Essa é a maior competição e a mais disputada a nivel de categoria sub17 no Brasil, na qual participaram todos os estados da federação algo histórico também. Nosso estado é um celeiro de talentos, mas ainda carece de políticas públicas. A medalha da Taylana é muito importante para abrir um leque de opções para ela poder seguir uma carreira profissional como atleta de wrestling", pontuou Rodrigo Dasmaceno, presidente da federação.
O ouro no wretling, a luta olímpica, é a primeira medalha de ouro para a modalidade nos Jogos da Juventude, porém deixa claro a evolução e crescente do esporte no estado ao longo dos últimos anos. No ano de 2019, havia subido ao pódio ao conquistar o bronze com o atleta Marlon Bruno. A atleta Taylana, é oriunda do judô e agora se dedica a luta olímpica.
Benedito Vieira - atletismo
Nas pistas, o atleta Benedito Vieira conseguiu a medalha de prata na prova do pentatlo. Na competição, que é apenas a terceiro do ano, devido à ausência de disputas no calendário estadual.
O Piauí ao total tem 189 representantes nos Jogos da Juventude entre atletas e técnicos. Um segundo e terceiro bloco da delegação ainda irão desembarcar na cidade de Ribeirão Preto para as disputas em 16 modalidades ao total.
Pâmella Maranhão
redacao@cidadeverde.com