A programação foi destinada à comunidade surda e profissionais da Educação que atuam como intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Os educadores que atuam no contexto educacional bilíngue com alunos surdos na rede pública estadual de ensino participaram, nesta segunda-feira (18), do I Seminário Setembro Bilíngue - “Libras em todas as mãos”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O evento foi realizado no formado híbrido, presencial e on-line, no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e com transmissão da plataforma do Canal Educação.
A programação foi destinada à comunidade surda e profissionais da Educação que atuam como intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O seminário teve como objetivo proporcionar as reflexões sobre o impacto da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da comunidade surda do Piauí.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve na abertura do evento reforçando as experiências na rede estadual de ensino para ampliar o Atendimento da Educação Especial (AEE). “A nossa gestão tem trabalhado para fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência na educação, arte, esporte e cultura, ampliando o uso de novas tecnologias na educação. Temos 150 salas de AEE, seis centros especializados, convocamos intérpretes, ofertamos formações aos profissionais e iremos avançar rumo à universalização nas nossas escolas. A nossa missão é fortalecer, cada vez mais, a oferta de uma educação inclusiva para garantir oportunidades a todos”, declarou o secretário.
O evento ainda destacou a arte e o esporte como ferramentas de inclusão com a apresentação dos estudantes da Escola de Educação Especial Profa. Consuela Pinheiro, em parceria com a Apae. Os alunos Ellen Sofia, Maria Clara e Ryan interpretaram em Libras e declamaram a poesia ‘A borboleta’ de Vinicius de Moraes e os estudantes do projeto de Parataekwondo demonstraram suas habilidades.
Participaram também do evento o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Sedi), Mauro Eduardo Cardoso; a secretária de Estado das Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes; a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo; a gerente de Educação Especial da Seduc, Eleonora de Sá; dentre outros profissionais de educação.