O governador falou em levar modernidade ao Porto de Luís Correia, além de realizar parcerias com a Zona de Livre Comércio.
Depois de cumprir agenda em Pequim, capital da China, o governador Rafael Fonteles seguiu suas atividades em Xiamen, cidade localizada na província de Fujian, nesta quarta-feira (25). Na oportunidade, o gestor visitou o Porto de Xiamen e a Zona Piloto de Livre Comércio, que funciona integrada ao porto da cidade.
Inicialmente, o governador visitou o Porto de Xiamen, considerado um dos maiores e mais modernos do mundo. O terminal possui operação totalmente integrada por meio de um sistema de gerenciamento inteligente, que tem como resultado a maior precisão nas movimentações logísticas e redução de custos operacionais.
Durante a visita, o governador observou o modus operandi adotado no porto e sua estrutura montada para a importação e exportação de diversos produtos em contêineres.
"Levaremos ensinamentos, soluções e experiências aprendidas aqui para que sejam implementadas no porto de Luís Correia. A ideia é que o nosso porto já inicie suas atividades com modernidade e tecnologia avançada, assim como vimos aqui, de forma que o trabalho executado no Piauí seja mais eficiente", destacou Rafael Fonteles em suas redes sociais.
Acompanharam o governador durante a visita ao Porto de Xiamen o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kennedy Barros; o deputado Francisco Limma, representante da Assembleia Legislativa; e empresários piauienses e internacionais interessados em parcerias para operar no Porto de Luís Correia.
"A integração do Estado com os demais poderes, instituições públicas e o setor privado, conhecendo experiências e práticas modernas, vai nos ajudar no projeto de desenvolvimento do Piauí, com geração de riquezas e de mais emprego e renda para nossa gente", explicou o governador Rafael Fonteles.
Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen
O governador visitou, ainda, a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen. Integrada ao Porto da cidade, a zona é uma grande referência em inovação para o desenvolvimento de suprimentos, comércio offshore e economia digital. A zona tem avançado, ainda, para se tornar o principal centro de tecnologia de Hidrogênio da China.
Na oportunidade, o governador discutiu a realização de parcerias, com o objetivo de desenvolver ainda mais o trabalho executado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.
"Visitamos um grande canal logístico utilizado para atrair investimentos de todos os cantos do mundo, promover a difusão tecnológica e aumentar as exportações. No Piauí, nosso projeto é utilizar a ZPE de Parnaíba como um modelo semelhante a este que conhecemos por aqui, o que irá contribuir para o desenvolvimento do nosso estado, gerando emprego e renda", finalizou o governador em suas redes sociais.
Ainda nesta quarta-feira, Rafael Fonteles visitou o Centro de Parcerias dos BRICS e assinou acordo para implantação de escritório do Piauí na China. O governador encerrou a agenda do dia com participação em jantar promovido pela Prefeitura de Xiamen.